PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: ROSANGELA PACIFICO MATIAS

DISCENTE: ROSANGELA PACIFICO MATIAS
DATA: 24/02/2017
LOCAL: Sala 214 CCTA/UFPB
TÍTULO: VISUALIDADES INTERATIVAS DOS ROBÔS PARAIBANOS NO ROBOCUP JR DANCE (OnSTage)
PALAVRAS-CHAVES: visualidade interativa - Ensino de Artes Visuais – Ensino Fundamental - Robótica Educativa - RoboCup Jr Dance/OnStage
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas
RESUMO: Esta pesquisa relaciona-se com o percurso de participacao de estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educacao de Joao Pessoa-PB (RMJP) em competicoes de robotica. Objetiva problematizar, a partir de narrativas e analises, o processo educacional de projetar, construir e apresentar o artefato robotico/mecatronico na modalidade RoboCup Jr (OnStage), bem como os impactos gerados nos sujeitos envolvidos diretamente na acao (estudantes, professores de Artes Visuais, coreografos e monitores de informatica do Ensino Fundamental da RMJP). O referencial teorico e fundamentado nos principios da Educacao da Cultura Visual e da Robotica Educativa. O conceito de visualidade interativa reune as nocoes de visualidade, teatralidade e musicalidade, associados ao entendimento de interatividade como o modo de percepcao das acoes entre robos e humanos, provocando reacao no publico. No caso desta pesquisa, pode ser compreendido como um conjunto de acoes reflexivas e interativas, que envolvem o ato de projetar, de construir e de apresentar robos em campeonatos especificos da categoria. O publico investigado envolve duas equipes colaboradoras, da RMJP, que participaram da versao 2015 do evento, realizada no periodo de 27/10/2015 a 01/11/2015, na cidade de Uberlandia/MG. A escolha foi baseada nos criterios de envolvimento com a dinamica, sendo uma iniciante e outra com experiencia significativa na competicao. Os caminhos investigativos e de reflexao foram organizados por intermedio de grupos focais, de entrevistas, de registros visuais e audiovisuais, de anotacoes e de observacoes etnograficas. Alguns principios da a|r|tografia sao usados para inserir producoes visuais pessoais junto com o texto escrito. Verifica-se, entre outras ponderacoes, que os projetos roboticos favorecem as relacoes sociais, o interesse dos estudantes, possibilidades de insercao no mercado de trabalho mecatronico, ajudando a qualificar e gerar visibilidade a escola publica. A Robotica Educativa, na RMJP, e demarcada por interesses empresariais, competitivos e educacionais construidos em torno da competicao RoboCup Jr Dance (OnStage).
Externo à Instituição - CLEOMAR DE SOUSA ROCHA
Presidente - 1050968 - ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO