PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: CAROLINE MOREIRA BACURAU

DISCENTE: CAROLINE MOREIRA BACURAU
DATA: 23/02/2017
LOCAL: Sala 214 CCTA/UFPB
TÍTULO: AFLUENTES E CONFLUÊNCIAS: O DESAGUAR DOS SENTIDOS NA ARTE/EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Artes Visuais. Educação Inclusiva. Multissensorialidade.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas
RESUMO: A presente pesquisa aborda a Educacao Formal em Artes Visuais numa perspectiva de Educacao Inclusiva partindo de propostas que enfatizam a multissensorialidade nas Artes Visuais. O recorte do campo de pesquisa se deu em Petrolina/PE cidade as margens do Rio Sao Francisco, onde realizei uma pesquisa-acao no Vivencia Centro Educacional, escola da rede privada.Foram contempladas na pesquisa oito turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, duas de cada ano escolar, e as intervencoes em campo aconteceram em parceria com a professora responsavel pela disciplina de Arte da instituicao. Trabalhos de tres artistas brasileiros contemporaneos:Helio Oiticica, Lygia Clark e Ernesto Neto foram as referencias principais das acoes na sala de aula; no tocante a concepcao de Inclusao Escolar apoiei-me em Carvalho (2004) e Pacheco (2007), sobre orientacoes metodologicas no ensino de Artes Visuais recorri a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Durante o ano de 2015 a pesquisa esteve voltada ao levantamento de informacoes acerca de como e realizada a educacao inclusiva na regiao e quais concepcoes apresentam os profissionais do ensino; durante 2016 foram realizadas as intervencoes em campo e analises dos resultados obtidos. A educacao inclusiva se mostrou uma possibilidade real, onde a efetividade das acoes estao vinculadas ao fortalecimento de redes de apoio: a comunidade criada por cada turma, as relacoes entre familia e escola, as adaptacoes realizadas pela escola para reduzir as barreiras a aprendizagem, e o reconhecimento da individualidade de cada estudante. No Ensino de Artes Visuais o enfoque deve estar voltado a praticas que abordem leituras e criacoes individuais como tambem acoes e trabalhos em coletivos, sendo necessario que as praticas apresentem sentido para os estudantes e partam de experiencias significativas.
Externo à Instituição - FABIANE PIANOWSKI
Presidente - 371.293.174-34 - MARIA DAS VITORIAS NEGREIROS DO AMARAL - UFPE