PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: JOSÉ DE VASCONCELOS SILVA

DISCENTE: JOSÉ DE VASCONCELOS SILVA
DATA: 16/03/2017
LOCAL: Sala 214, CCTA - UFPB.
TÍTULO: Entre memórias, imagens e visualidades: cartografando subjetividades nas praças do Barão do Rio Branco e Veiga Cabral em Macapá-AP
PALAVRAS-CHAVES: Visualidade. Subjetividade. Educação da Cultura Visual. Bricolagem.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Hoje na contemporaneidade, e indiscutivel se negligenciar a capacidade que as imagens dos cotidianos das cidades possuem de propiciar uma infinita construcao de olhares, ideias e discursos. Dentro desse contexto, inumeros tambem sao os enfoques que buscam adentrar dentro desse imenso turbilhao de imagens visuais, para revisitar ambientes, evocar memorias perdidas nos lugares e contextualizar suas visualidades e subjetividades latentes. Ancorado na Educacao da Cultura Visual este estudo investiga as condicoes culturais, sociais, esteticas e simbolicas que influenciam a construcoes da producao dos sentidos atraves do visual a partir do caso especifico das Pracas, Veiga Cabral e Barao do Rio Branco na cidade de Macapa-AP. Um caminho que se apoia que o discurso visual, enquanto linguagem, oralidade ou qualquer forma de comunicacao pode ser uma pratica ou um processo. E que este conectado com experiencias esteticas, vivencias, subjetividades diversas e combinadas com discursos de fala, escrita, gestos, imagens, etc., podem se configurar em novas possibilidades de discursos como desenhos, mapas, etc. Um olhar que permite que essa investigacao se envereda pela construcao docencia-artistica focado no entrecruzamento de argumentos cientificos, artisticos e subjetivos e que abre espaco o mapeamento de cartografias afetivas de visualidades e subjetividades colhidas de conversas, testemunhos, olhares e impressoes dos participantes do processo investigativo. Essa peculiaridade poetica e valorizacao dos processos de subjetividades na pesquisa proporcionou a escolha da bricolagem como abordagem metodologica, no entendimento que as circunstancias deem forma os metodos empregados como a cartografia, a etnografia, etc., permitindo que assim a investigacao incorpore diferentes pontos de vistas a respeito de um mesmo fenomeno.
Interno - 1050968 - ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO
Presidente - 116.096.248-07 - RENATA WILNER - UFPE