PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: JANAINA LUCENE MENDOZA BARRETO

DISCENTE: JANAINA LUCENE MENDOZA BARRETO
DATA: 30/06/2017
LOCAL: SALA 214, BLOCO B, CCTA, CAMPUS I, UFPB
TÍTULO: OS ELEMENTOS VISUAIS DO COCO DE RODA DO NOVO QUILOMBO DO IPIRANGA
PALAVRAS-CHAVES: Coco de Roda; Elementos Visuais; Círculo; Coco de Roda do Novo Quilombo do Ipiranga; Cultura paraibana
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa objetiva identificar e analisar, a partir de uma abordagem fenomenologica bem como de entrevistas realizadas, alguns elementos visuais do Coco de Roda do Novo Quilombo do Ipiranga, manifestacao artistico e cultural que ocorre no municipio do Conde, Paraiba. Os elementos que identificamos no percurso de pesquisa e que serao abordados sao: o bombo; a roda de coco; a umbigada e as vestimentas. Importa considerar que o Coco de Roda aqui estudado e debatido, em seus elementos visuais, e uma forma de resistencia e expressao artistico e cultural de grande relevancia para a sociedade paraibana e para o pais, tendo em vista sua tradicao e riqueza musical, de danca, dos elementos visuais, enfim, de toda a cultura viva e em latencia. Assim, ao ressaltar e discutir os elementos visuais pretende-se contribuir, por um lado, para os conhecimentos cientificos e saberes presentes na Universidade, em particular para os campos das artes visuais, cultura e antropologia e, por outro, para o fortalecimento da ideia e conviccao de que trata-se de uma manifestacao cultural significativa para a sociedade e, desde logo, para as politicas publicas culturais em ambito local, regional e nacional.
Presidente - 338243 - GUILHERME BARBOSA SCHULZE
Interno - 371.293.174-34 - MARIA DAS VITORIAS NEGREIROS DO AMARAL - UFPE