PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: KLEDSON TIAGO ALVES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KLEDSON TIAGO ALVES DE SOUZA
DATA: 20/07/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 506
TÍTULO: Liberdade, igualdade e amor: perspectivas para uma ética em Nicolau de Cusa (1401-1464).
PALAVRAS-CHAVES: Nicolau de Cusa; Viva imago dei; Liberdade; Justiça; Caritas
PÁGINAS: 151
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Ética
RESUMO: A problematica que percorrera as linhas desta dissertacao sera: e possivel encontrar nas obras de Nicolau de Cusa aspectos que nos proporcione uma reflexao etica, mesmo sem ele ter escrito alguma obra especifica sobre tal tema? Como hipotese de trabalho vemos ser possivel encontrar uma etica nos seus textos, mesmo considerando que esses textos estao mais voltados a discutir o caminho da mente humana a verdade. Nao obstante, entendemos que nesse espaco reflexivo ha a possibilidade de se contemplar uma etica. O germe da nossa discussao esta na relacao e posicao que Nicolau de Cusa assume perante a Verdade, pois para ele a essencia do ser humano esta toda ela na sua relacao com a Verdade. O homem tem um desejo vivo de felicidade, e esse desejo so se pode realizar no conhecimento daquela Verdade por ele perseguida. E fato que nao ha nenhuma obra sistematica sobre etica que o Cardeal tenha escrito. Mesmo assim, o aspecto etico presente em suas obras conflui para a configuracao do comportamento humano na prossecucao do seu ser como tarefa. Para atingir nossos objetivos dividimos o presente trabalho em tres capitulos: no primeiro, trataremos a respeito da metafisica e do conhecimento, a partir de dois caminhos: explicitacao dos conceitos metafisicos complicatio, explicatio e contractio e suas articulacoes; e o dinamismo inerente na busca pela verdade absoluta, sendo este dinamismo fruto da contracao. No segundo capitulo, tres passos nos serao importantes: a caracterizacao do homem como singular, pensar o homem como viva imago dei e o seu lugar de mediacao. Ora, se o homem esta como natura media, se faz importante mais um passo que e reconhece-lo como simbolo dos simbolos. Nesse sentido, o homem cumpre uma finalidade de compreender a gloria e o louvor de Deus a partir da interpretacao das coisas. O terceiro capitulo esta dividido em tres momentos: o primeiro e o da cognitio sui, que faz o homem perceber os rastros da trindade em si e sua triplice participacao (sensus, ratio e intellectus) na uni-trinidade absoluta (unitas, aequalitas e conexio), sendo este o primeiro passo no assemelhamento com Deus e depois desse conhecimento de si sera importante pensar e trabalhar a ideia da posse plena de si, atraves da formulacao cusana sis tu tuus et ego ero tuus. O segundo momento e pensar a liberdade. Este tema e central e sera pensado em articulacao com o motivo do microcosmo e do capax dei. O ser que Deus da ao homem e dotado de livre vontade em que pode restringir ou ampliar sua participacao no principio. No terceiro e ultimo momento mostraremos dois aspectos importantes e complementares ao amplexo etico-gnosiologico de Nicolau de Cusa: a justica como modo contraido da aequalitas, e caritas como forma da fe atuada. Ainda trataremos nessa parte do imperativo etico ou da lei da igualdade. Com essa configuracao da pesquisa esperamos conseguir explicitar uma etica em Nicolau de Cusa ou pelo menos lancar um pouco mais de luz sobre a questao.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1560574 - ANDERSON DARC FERREIRA
Externo à Instituição - JOSÉ TEIXEIRA NETO
Presidente - 637.606.144-34 - MARIA SIMONE MARINHO NOGUEIRA - UEPB