PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARTINA DOS SANTOS NOBRE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARTINA DOS SANTOS NOBRE
DATA: 31/10/2018
HORA: 16:00
LOCAL: CCHLA
TÍTULO: DA CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DOS ATOS DE DISCURSO À TEORIA DA INTENCIONALIDADE DE JOHN SEARLE
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Filosofia da Linguagem. Filosofia da Mente. Teoria dos atos de discurso. Intencionalidade.
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Lógica
RESUMO: Esta dissertacao visa analisar a contribuicao da teoria dos atos de discurso a teoria da intencionalidade de John R. Searle, a saber: o modelo dos atos de discurso, utilizado para compreender a intencionalidade como representacao. Ao optar por uma analise logica ao inves de uma analise ontologica, Searle assume a forma logica dos atos de discursos enquanto analogia para explicar a estrutura dos estados intencionais utilizando quatros nocoes logicas da teoria dos atos de discurso: distincao entre conteudo proposicional e forca ilocucionaria, direcao de ajuste, condicoes de sinceridade e condicoes de satisfacao. Na sua teoria dos atos de discurso Searle trata da relacao entre a linguagem e o mundo, o que lhe leva a explicar as funcoes essenciais da linguagem e ao exame do papel dos atos de discursos na determinacao da significacao linguistica. Tal abordagem e apresentada nos livros Speech Acts (1969) e Expression and Meaning (1979) no qual Searle segue os passos de seu mestre John L. Austin. Nessa perspectiva, os atos de discurso do tipo ilocucionarios sao considerados como as primeiras unidades de significacao, no uso e na compreensao das linguas naturais. Os atos ilocucionarios elementares tem uma forma logica que e constituida de uma forca ilocucionaria F e de um conteudo proposicional P. E e a forca ilocucionaria quem determina as quatro maneiras possiveis de estabelecer uma relacao entre a linguagem (as palavras) e o mundo (as coisas) chamada de direcao de ajuste. Neste primeiro momento, Searle nao tratou explicitamente do carater intencional ou representacional da linguagem. Tal lacuna sera completada no livro Intentionality (1983) onde ele apresenta sua teoria da mente, da intencionalidade humana, em particular. Este livro e um divisor de aguas, pois nele Searle defende uma tese muito forte segundo a qual a mente funda a linguagem. No entanto, para elaborar sua abordagem sobre a intencionalidade Searle vai utilizar como base a teoria dos atos de discurso. Nossa pesquisa mostra quais sao os tracos comuns entre os atos ilocucionarios e os estados intencionais e explica porque Searle considera que a intencionalidade e propria aos estados mentais enquanto a intencionalidade da linguagem e derivada.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1898751 - CANDIDA JACI DE SOUSA MELO
Interno - 1855593 - FRANCISCO DE ASSIS VALE CAVALCANTE FILHO