PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ABELARDO JOSÉ DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ABELARDO JOSÉ DE OLIVEIRA
DATA: 07/11/2018
HORA: 10:30
LOCAL: CCHLA
TÍTULO: O PAPEL DA RAZÃO NO CONHECIMENTO DO SENSÍVEL (CIÊNCIA) EM SANTO AGOSTINHO
PALAVRAS-CHAVES: Conhecimento. Sabedoria. Deus. Sensação. Memória
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO: RESUMO O presente estudo constitui-se em uma dissertacao de mestrado fundada em um referencial bibliografico, em que foram utilizadas como fontes principais as obras: Contra academicos, De libero arbitrio e De trinitate de Santo Agostinho. Seu principal objetivo e analizar o papel da razao no conhecimento do sensivel (ciencia). O que se pretende e entender como se da o processo do conhecimento racional em relacao ao que Agostinho denominou de ciencia, conhecimento do mundo sensivel. A principio, e apresentado um problema que se refere a  questao da possibilidade do conhecimento da verdade, presente no Contra academicos. Refutando o ceticismo, Agostinho inicia sua reflexao filosofica com a afirmacao do eu existencial ou autoconsciencia como primeira verdade apoditica. Tomando como fio condutor esse pressuposto, no livro II do Contra academicos, Agostinho discorre sobre as tres realidades percebidas diretamente pelo homem: O ser, a vida e a razao. E os canais que possibilitam o conhecimento sao os sentidos exteriores, o sentido interior e a razao. Para Agostinho o que ha de mais elevado na natureza humana da alma e a razao. Considerando estes conceitos, adentra-se tambem em outros temas como: sensacao e memoria. Alem disso, no livro XII do De trinitate, Agostinho, apos expor como se da o conhecimento humano, apresenta a razao humana dividida em dois niveis: razao inferior (ciencia) e razao superior (sabedoria); a ciencia e concebida como o conhecimento das coisas humanas, a sabedoria, o conhecimento das coisas divinas. A ciencia como conhecimento do mundo sensivel, assim como Agostinho apresenta, revela sua preocupacao em nao prescindir do mundo material nas suas reflexoes filosoficas. Este aprofundamento epistemologico traz um equilibrio a teoria do conhecimento de Agostinho, ainda hoje identificada com a teoria da iluminacao. Eis a importancia de aprofundar este tema, trazendo a luz, aspectos ainda nao suficientemente abordados na epistemologia de Santo Agostinho.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1560574 - ANDERSON DARC FERREIRA
Interno - 3142936 - BARTOLOMEU LEITE DA SILVA
Externo à Instituição - JORGE AUGUSTO DA SILVA SANTOS