PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de DEFESA: RAFAELLA SILVEIRA SUCUPIRA DA COSTA

DISCENTE: RAFAELLA SILVEIRA SUCUPIRA DA COSTA
DATA: 02/08/2019
LOCAL: UFPB/CCHLA
TÍTULO: A AUTONOMIA DA VONTADE E O PROBLEMA DA FUNDAMENTAÇÃO DA MORALIDADE NO PENSAMENTO DE IMMANUEL KANT
PALAVRAS-CHAVES: PALAVRAS-CHAVES: Autonomia da vontade; liberdade; moralidade.
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Ética
RESUMO: RESUMO: O tema desta dissertacao concerne ao problema da fundamentacao da moralidade no pensamento de Immanuel Kant. Mais especificamente, objetivamos compreender a possibilidade da autonomia da vontade como principio supremo da moral kantiana. O interesse por esse tema e justificado pela relevancia que ele assume para a filosofia moral tradicional. Em nosso percurso investigativo, elegemos tres objetivos especificos, quais sejam: compreender o papel pratico da razao, tanto em seus aspectos instrumentais, enquanto meio para alcancar um fim determinado, quanto em seus aspectos morais, enquanto faculdade determinante da acao moral; entender o problema da fundamentacao da moralidade, isto e, analisar os principios ilegitimos (da felicidade e da perfeicao) e o principio legitimo da moralidade (a autonomia da vontade); e, por fim, destacar o problema da efetivacao das acoes morais no mundo fenomenico. Com isso, pretendemos, seguindo o tracado da Fundamentacao da metafisica dos costumes e da Critica da razao pratica, analisar os contornos, os limites e as repercussoes da filosofia moral kantiana e, mais ainda, como o problema da fundamentacao da moralidade se afigura ainda atual no ambito da etica contemporanea.
Externo à Instituição - FRANCISCO PEREIRA DE SOUSA
Externo à Instituição - LUCIANO DA SILVA