PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de DEFESA: CAIO LÍVIO SULPINO DANTAS

DISCENTE: CAIO LÍVIO SULPINO DANTAS
DATA: 29/07/2019
LOCAL: CCHLA UFPB
TÍTULO: SUBJETIVIDADE E MUNDO DA VIDA: A SOLUÇÃO HUSSERLIANA PARA A CRISE DAS CIÊNCIAS EUROPEIAS.
PALAVRAS-CHAVES: Husserl; Fenomenologia; Crise; Subjetividade; Mundo da Vida
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Epistemologia
RESUMO: Para Husserl, a ciencia e parte integrante da origem e do destino da humanidade europeia, mas esta e tambem uma decisao viva. A condicao de escolha, o dilema, parece-nos destacar um ponto dubio na relacao entre a pretensao cientifica em explicar os fenomenos do mundo objetivamente e a aplicacao desta vontade (como metodo) a subjetividade do ser. No segundo sentido, a ciencia, tratada subjetivamente pela Fenomenologia, representa tudo quanto nao padronizado por abstracao ou modelagem, uma ciencia afeita a percepcao, a liberdade do que vem ao saber para si. De tal maneira que no presente trabalho, a comunhao tematica de um autor tao amplo como Husserl sera abordada como a fronteira da compreensao da liberdade para a eclosao de conhecimento e sentido renovados. Se a ciencia e, como verifica Husserl, tanto conhecimento em formas de conhecer o mundo, quanto e mundo de conhecimento de formas – dualidade apresentada no conceito mundo da vida – entao a solucao esta em aberto e a abertura e solucao. Esta e a pista que vem nos socorre no tratar o tema da Crise das Ciencias Europeias. A nova ciencia poe-se de um lado, guiada fenomenologicamente pela subjetividade sobreposta ao objetivismo; a Europa poe-se de outro, pensada por Husserl como continente espiritual, cultural, apregoado ao ser cientifico; no meio de ambas residindo o mundo da vida, como um modo de ser consciencia em aberto, fixa em presenca e mutavel em sentidos (consciencia fora de si). Perguntamos: o que e a crise de Husserl? Quais as implicacoes do mundo da vida para a tomada de partido subjetivamente livre? O que ve aquele que mira o mundo por olhos de decisao quanto a um mundo de sentido? Em vistas de alcancar o problema com seguranca, esperamos cumprir tres metas. A primeira e discorrer sobre as relacoes da Crise no campo cognoscente de Husserl, expondo o significado deste fenomeno no entendimento do autor. Segunda, conceituar o mundo da vida, demonstrando como o conceito se afigura a necessidade de por em suspenso uma dada realidade. E terceira, articular as nuances da subjetividade transcendental, efetuar a reflexao dos limites de Husserl por meio do cruzamento de suas ideias.
Externo ao Programa - 2169403 - ABRAHAO COSTA ANDRADE
Presidente - 1673909 - GILFRANCO LUCENA DOS SANTOS