PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: YAMILLE FRAGOSO DE MEDEIROS NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YAMILLE FRAGOSO DE MEDEIROS NUNES
DATA: 18/03/2020
LOCAL: UFPB
TÍTULO: Heidegger leitor de Hölderlin: O Dizer Poético como Desvelamento do Ser
PALAVRAS-CHAVES: Ontologia, Dasein, Khere, Poesia.
RESUMO: A presente reflexão visa traçar o caminho escolhido pelo filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976) em direção a khere ou virada de pensamento. Desta forma, apresentando como foco principal o encontro com a obra do poeta-lírico e romancista Friedrich Hölderlin (1770-1843). A pesquisa será composta por três momentos fundamentais: primeiro, deve-se esclarecer o processo de retorno à metafísica e a instauração da analítica existencial, desenvolvida em Ser e Tempo. Portanto, trabalhando conceitos como: phainómenon, lógos, dasein, linguagem, etc. O segundo momento será dedicado ao encontro da filosofia heideggeriana com a poesia e o desenvolvimento da ontologia poética-fundamental. O terceiro terá como foco a escolha de Heidegger pela produção literária de Hölderlin, como poeta portador da capacidade de revelar o ser em seus escritos. Complementado pela análise das interpretações do filósofo dos hinos Germânia e O Reno.
Presidente - 1354361 - ROBSON COSTA CORDEIRO
Interno - 1673909 - GILFRANCO LUCENA DOS SANTOS