PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE PAULO DA SILVA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE PAULO DA SILVA FILHO
DATA: 11/12/2020
LOCAL: https://meet.google.com/yhm-furr-afv
TÍTULO: BASTIDORES SOCIAIS DOS “HOMENS INFERIORES”: LEITURA DA CARTA A d’ALEMBERT DE ROUSSEAU A PARTIR DE SEU DISCURSO SOBRE ADESIGUALDADE
PALAVRAS-CHAVES:
RESUMO: Este projeto tem por finalidade apresentar uma proposta de leitura do texto "Carta a D’Alembert" sobre os espetáculos (1758) de Rousseau baseada em noções apresentadas em outros textos do autor e, principalmente, no "Discurso sobre as origens e os fundamentos da desigualdade entre os homens". Originalmente redigida como uma resposta ao verbete "Genebra" escrito por D’Alembert no sétimo volume da Enciclopédia, a Carta orbita em torno de uma contenda que reuniu os maiores nomes da Ilustração francesa. D’Alembert seria seu interlocutor “direto” na carta, porém, na discussão sobre o papel pedagógico do teatro, a crítica de Rousseau também dialoga com Voltaire e com Diderot, que reputavam elevada importância à cena teatral. Superando as análises tradicionais em que a Carta poderia se encaixar, a saber, em um registro metafísico (inserindo-se na tradição platônica) ou “teológico” (lembremos as denúncias de Tertuliano e Santo Agostinho aos espetáculos, por exemplo), a crítica aos espetáculos feita por Rousseau se apresenta como a primeira crítica social feita ao teatro e revela no interior do seu discurso uma noção de “história” particular, apresentada no "Discurso sobre a desigualdade", que seria o nervo do embate que envolveu esses pensadores e motivou a redação da Carta a D’Alembert. O resultado da leitura comparada entre esses dois textos do autor será o conteúdo apresentado nesse trabalho.
Presidente - 1668609 - SERGIO LUIS PERSCH
Interno - 1673909 - GILFRANCO LUCENA DOS SANTOS