PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de DEFESA: JOSE PAULO DA SILVA FILHO

DISCENTE: JOSE PAULO DA SILVA FILHO
DATA: 31/03/2021
LOCAL: https://meet.google.com/ysf-gzgz-oac
TÍTULO: “TUDO SERÁ PARA NÓS REAL, PARA VÓS TEATRO”: LEITURA DACARTA A d’ALEMBERT DE ROUSSEAU A PARTIR DE SEU DISCURSO SOBREA DESIGUALDADE
PALAVRAS-CHAVES: Ilustração; Rousseau; Teatro; Política.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
RESUMO: Este projeto tem por finalidade apresentar uma proposta de leitura do texto Carta a D’Alembert sobre os espetáculos (1758) de Rousseau baseada em noções apresentas em outros textos do autor e, principalmente, no Discurso sobre as origens e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Originalmente redigida como uma resposta ao verbete Genebra escrito por d’Alembert no sétimo volume da Enciclopédia, a Carta orbita em torno de uma contenda que reuniu os maiores nomes da Ilustração francesa. d’Alembert seria seu interlocutor “direto” na carta, porém, na discussão sobre o papel pedagógico do teatro, a crítica de Rousseau também dialoga com Voltaire e com Diderot, que reputavam elevada importância à cena teatral. Superando as análises tradicionais em que a Carta poderia se encaixar, a saber, em um registro metafísico ou “teológico”, a crítica aos espetáculos realizada por Rousseau se apresenta como a primeira crítica social feita ao teatro e revela no interior do seu discurso uma noção de “história” particular, apresentada no Discurso sobre a desigualdade, que seria o nervo do embate que envolveu esses pensadores e motivou a redação da Carta a d’Alembert. O resultado da leitura comparada entre esses dois textos do autor será o conteúdo apresentado nesse trabalho.
Presidente - 1668609 - SERGIO LUIS PERSCH
Interno - 1673909 - GILFRANCO LUCENA DOS SANTOS