PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS WANDERLEY GONDIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS WANDERLEY GONDIM
DATA: 13/12/2013
LOCAL: Sala 506 CCHLA
TÍTULO: A relação de necessidade ente pensamento e linguagem
PALAVRAS-CHAVES: mente; linguagem; pensamento; Davidson; filosofia analítica
RESUMO:

O presente trabalho tem por objetivo principal realizar um estudo da relação de necessidade entre pensamento e linguagem, isto é, identificar se a posse de linguagem é condição necessária par a posse de pensamentos. Para isso, será realizaada uma revisão de alguns elementos da literatura filosófica produzida sobre o assunto na segunda metade do século XX e começo do século atual. Um capítulo será dedicado à análise do argumento de Donald Davidson (1917-2003), com ênfase particular ao seu artigo Thougth and Talk, de grande influência sobre o tema. Argumentos contrários também serão contemplados, a proposta de Searle, presente em Consciousness and Language, e a tese de Bermúdez, em Thinking Without Words, terão um capítulo dedicado. A partir da análise bibliográfica, será elaborado um capítulo com teor mais argumentativo, com o objetivo de avaliar as teses apresentadas e realizar uma contribuição filosófica academicamente relevante.

Interno - 1560574 - ANDERSON DARC FERREIRA
Interno - 337984 - GIOVANNI DA SILVA DE QUEIROZ