PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de DEFESA: NOEMIA DE MENDONCA LINS PEQUENO

DISCENTE: NOEMIA DE MENDONCA LINS PEQUENO
DATA: 27/03/2014
LOCAL: Sala 506 CCHLA
TÍTULO: A concepção de Eudaimonia em Aristóteles
PALAVRAS-CHAVES: Aristóteles; eudaimonia; ética.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
RESUMO: O presente estudo pretende analisar a formação do conceito de Eudaimonia no sistema ético aristotélico. Nos últimos anos verifica-se um crescente interesse revivacional diante dos estudos referentes à moral aristotélica. O sistema desenvolvido pelo Filósofo busca compreender o papel da ação boa, sua eleição e meio correto de realização, como método apropriado para a constituição de uma ciência do etos. Para entendermos o que motiva essa busca e a formulação do Estagirita nossa pesquisa será guiada pelo objetivo geral de mostrar que a concepção de felicidade de Aristóteles, e a relevante dimensão ética que ela atingi, se constitui de um referencial teórico rico de conteúdos onde se exalta a importãncia das virtudes, como guia da conduta humana. Nossa hipótese de trabalho é a de que a felicidade delineada pelo sistema ético de nosso autor dá um guia correto para a conduta humana no exercício do convívio da pólis, para fins de se atingir, nessa polis, a felicidade/eudaimonia. Portanto, o que pretendemos nessa pesquisa é delimitar qual é o papel da felicidade no sitema ético aristotélico.

Presidente - 1560574 - ANDERSON DARC FERREIRA
Externo à Instituição - FELIPE ARRUDA SODRE