PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de DEFESA: EDNALDO FIRMINO DA SILVA

DISCENTE: EDNALDO FIRMINO DA SILVA
DATA: 09/07/2014
LOCAL: UFPB
TÍTULO: 'EMANCIPAÇÃO E ESCLARECIMENTOS EM HARBEMAS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Emancipação. Esclarecimento. Linguagem. Trabalho. Ética.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Ética
RESUMO: RESUMO Este estudo tem como objetivo aprofundar uma das principais inovações elucidadas por Habermas na teoria da ação comunicativa, o debate do esclarecimento, a emancipação e a ética do discurso. A perspectiva da emancipação ganha notoriedade no movimento iluminista, que buscou engendrar nos indivíduos uma liberdade intelectual, política, religiosa entre outras. Os críticos da Escola de Frankfurt, Adorno e Horkheimer acreditam que o projeto do esclarecimento deixou uma profunda lacuna no que corresponde aos seus ideais, por conseguinte, eles acreditavam que a razão foi convertida em uma razão alienada que se desviou do projeto emancipatório. Habermas No Discurso Filosófico da Modernidade (1985) posiciona-se criticamente a Adorno e Horkheimer, enfatizando que Adorno e Horkheimer podem está embreados em mito, já que na modernidade existiram mudanças bastante significativas. Ao tratar da categoria trabalho, Habermas buscará substituí-lo pela linguagem, pois acredita que antes do trabalho pressupõe-se a linguagem. O que Habermas está buscando não é uma desconstrução da teoria de Marx, mas uma reconstrução, na qual há uma predominância da linguagem sobre o trabalho. Desse modo, a comunidade comunicativa, a qual os indivíduos fazem uso da linguagem como meio de entendimento mútuo possam alcançar a emancipação. Considerando esse modelo, Habermas, na ética do discurso tem como fundamentação uma moral que está voltada para consenso, uma vez que, o consenso é constituído na comunidade argumentativa. Mas, para que aconteça a constituição dessa comunidade é preciso que haja uma radical validade universal.
Presidente - 3142936 - BARTOLOMEU LEITE DA SILVA
Externo ao Programa - 2576814 - JORGE ADRIANO LUBENOW