PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: THIAGO GOMES DA SILVA NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO GOMES DA SILVA NUNES
DATA: 12/09/2014
HORA: 15:00
LOCAL: UFPB
TÍTULO: A SOMBRA DO MUNDO ANTIGO REFLEXOS DO PENSAMENTO GREGO NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Nietzsche; Vida; Vontade de poder; Devir; Trágico-dionisíaco; Heráclito.
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Metafísica
RESUMO: RESUMO O pensamento nietzschiano navega por meio de um substrato conceitual derivado de uma intuição do período de juventude, nisto que podemos denominar como pano de fundo da obra nietzschiana, sua concepção de vida (Leben). Multiplicidade, contraste, contradição, guerra, vir a ser, criação e degradação, em suma, o devir, serão as marcas derradeiras de uma especulação cosmológica que desaguaria na formulação da vontade de poder (Der Wille zur Macht), conceito dinâmico que expressa o caráter antagônico da vida em meio ao movimento ininterrupto de desejo por poder. Tais caracterizações foram influenciadas pelo contato de Nietzsche com a literatura e a filosofia da antiguidade, especialmente as do período arcaico, e por isso a vontade de poder pode fazer uma significativa referência aos ideais de homem-mundo destes tempos, sobretudo aqueles expressos por Heráclito. Nietzsche compreendia que o pensamento heraclítico resguardava um saber similar aquele do teatro dionisíaco, como a perfeita confluência entre a filosofia e o saber/viver arcaico. Desta forma, sua teorização da vida acaba por assumir o próprio caráter interpretativo, mas nem por isso abre mão de sua realidade, o que significaria nutrir o vigor necessário para assumir a condição perspectivista do viver ao envolver os aspectos contraditórios e dinâmicos do cosmos. Isto nos leva a concluir que na filosofia nietzschiana estaria a vigorar um saber trágico-dionisíaco, como uma intuição filosófica inspirada majoritariamente nos escritos arcaicos, o que nos possibilita denominá-la como a sombra do mundo antigo, posto que nela se expressa certo “retorno” do pensamento arcaico. No segundo momento, a identificação desse saber nos possibilita falar de um hipotético projeto subjacente à filosofia nietzschiana, mas isso, ao partir do vislumbre de uma correlação quase que necessária entre vontade de poder e eterno retorno (Ewige Wiederkunft), e de um possível desdobramento dessas formulações naquilo que Nietzsche pretendera como transvaloração de todos os valores.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSE ANTONIO FEITOSA APOLINARIO
Interno - 337220 - MIGUEL ANTONIO DO NASCIMENTO
Presidente - 1354361 - ROBSON COSTA CORDEIRO