PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de DEFESA: VICENTE FAGNER MORAIS SERAFIM

DISCENTE: VICENTE FAGNER MORAIS SERAFIM
DATA: 31/03/2015
LOCAL: UFPB
TÍTULO: A GEOGRAFIA FÍSICA DE KANT. CONHECIMENTO DO MUNDO, EDUCAÇÃO E COSMOPOLITISMO.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chave: Geografia Física. Kant. Educação. Conhecimento do Mundo. Cosmopolitismo.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
RESUMO: Ministrados quarenta e nove vezes entre os anos de 1756 e 1796, os cursos de Geografia Física de Kant foram concebidos – junto aos de Antropologia – como “propedêutica” e “condição de possibilidade” para todas as formas de conhecimento prático do mundo e visavam, entre seus mais destacados objetivos, “civilizar jovens estudantes para se tornarem ‘cidadãos do mundo’”. Kant entende por Geografia Física uma forma empírica de conhecimento da ordenação e estruturas espaciais, produtora de verdades locais e regionais territorialmente derivadas de regras específicas da cidadania. Até muito recentemente negligenciados pelos estudiosos, os Cursos de Geografia Física encontravam-se insuficientemente explorados e, assim, também as então visíveis implicações que esta disciplina empírica tem para a concepção kantiana da ética e da educação cosmopolitas. Impõe-se, portanto, que se ultrapasse o caráter assistemático de sua composição, os preconceitos ali manifestos e as curiosidades desprovidas de cientificidade, e se considere sistematicamente suas ideias e propósitos gerais os quais repercutem diretamente na compreensão kantiana de pedagogia e de moralidade.
Presidente - 1181111 - ANA THEREZA DE MIRANDA CORDEIRO DURMAIER
Interno - 337984 - GIOVANNI DA SILVA DE QUEIROZ