PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de DEFESA: DENIS DE SOUZA AZEVEDO

DISCENTE: DENIS DE SOUZA AZEVEDO
DATA: 07/05/2015
LOCAL: UFPB - CCHLA
TÍTULO: Corpo próprio e cogito tácito em Merleau-Ponty
PALAVRAS-CHAVES: Intelectualismo. Descartes. Cogito. Fenomenologia. Merleau-Ponty. Corpo próprio.
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Epistemologia
RESUMO: A fenomenologia merleau-pontyana, com a preocupação de não pôr o sujeito ou o mundo como precedência para compreendermos a relação do ser e do mundo vivido, cinde com as principais correntes filosóficas da modernidade, a saber: intelectualismo e empirismo. Para esta superação, Merleau-Ponty lança mão da noção de corpo próprio e faz uma abordagem acerca da percepção sempre do ponto de vista daquele que percebe. Com isso, o ser no mundo, situado em seu mundo circundante, está em relação constante com este, sem distinguir-se nunca. O cogito, portanto, elevado a absoluto por Descartes, volta a ser “mundano” nesta filosofia fenomenológica, tendo em vista que o pensamento não detém mais o poder de tudo “deglutir” apartado do mundo. Ser no mundo, enfim, é estar situado numa efetividade vivencial, na qual sujeito e mundo entrelaçam-se numa mutualidade que forma a única experiência possível. Por fim, nosso trabalho versará sobre esta superação da fenomenologia frente ao absolutismo egoico deixado pelo intelectualismo de Descartes.
Interno - 3142936 - BARTOLOMEU LEITE DA SILVA
Presidente - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA