PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ADRIEL DOS SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIEL DOS SANTOS SILVA
DATA: 03/11/2015
HORA: 09:00
LOCAL: UFPB - CCHLA
TÍTULO: A dificuldade de se pensar a multiplicidade em Aristóteles a partir das compreensões de Jan Lukasiewiscz e Enrico Berti sobre a contradição e o princípio da não-contradição
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Ciência do Ser. Contraditoriedade. Contrariedade. Multiplicidade. Princípio da Não-Contradição.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Metafísica
RESUMO: Resumo: A multiplicidade em Aristóteles pode ser identificada com uma de suas mais célebres e repetidas afirmações: o ser se diz em diversos sentidos. Neste trabalho propomos uma discussão sobre a multiplicidade em Aristóteles a partir do desenvolvimento de suas noções da contradição e do princípio da não-contradição, priorizando uma análise a partir da própria construção aristotélica e das condições postas para a formulação do princípio. Para isso discutiremos a ciência a partir da qual o princípio é formulado, a ciência do ser enquanto ser, questões acerca da universalidade e das particularidades do ser, distinções entre oposições, assim como similaridades e confusões que possam haver entre as noções de contrariedade e contraditoriedade, modos de se dizer o ser e outras questões pertinentes para o entendimento da distinção entre as ciências particulares e aquela dita do ser enquanto ser. O trabalho seguirá confrontando algumas leituras do princípio da não-contradição e questionando uma leitura corrente e não-unívoca deste princípio. Defenderemos que Aristóteles compreende o ser tanto em relação à unidade quanto à multiplicidade, que tais compreensões são distintas, mas que ao pensar numa ciência do ser enquanto ser e, consequentemente, no princípio da não-contradição, ele, além de não está pensando na multiplicidade do ser, a tenta afastar da investigação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 334109 - ANA LEDA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1345968 - GARIBALDI MONTEIRO SARMENTO
Externo à Instituição - AMERICO AUGUSTO NOGUEIRA VIEIRA