PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANDRÉ FELIPE GONÇALVES CORREIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ FELIPE GONÇALVES CORREIA
DATA: 21/06/2016
HORA: 14:00
LOCAL: CCHLA - UFPB
TÍTULO: Tensão e Cisão sob a Ótica de Abismo: Por uma interpretação da doutrina do eterno retorno em Nietzsche autor; André Felipe Gonçalves Correia
PALAVRAS-CHAVES: Nietzsche, abismo, tensão, cisão, eterno retorno.
PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Metafísica
RESUMO: Trata-se de uma interpretacao concernente a doutrina do eterno retorno na obra de Friedrich Nietzsche. Duas nocoes basilares a percorrem: a de “homem doente” e a de “tensao originaria”. Partindo da interpretacao de que a tradicao filosofica promoveu ora a cisao ora a superacao das tensoes, firmando-se acima de tudo nos principios de nao-contradicao (¬ [α & ¬α]), identidade (α –> α) e terceiro-excluido (α v ¬α), diria Nietzsche que ela desviara-se de sua “saude”. O cerne desta problematica diz respeito a oposicao dos contraditorios. Apenas em mutua referencia eles se nos apresentam, caso contrario se perderiam, pois um exige o outro. Um empenho de cisao resultaria em uma dicotomia ontologica. Entretanto, tampouco uma superacao conciliadora se nos apresenta como “salutar”, pois assim o exercicio de ambas as nocoes se perderia um no outro, dissolvendo-se em uma “unidade” na qual a “diferenca” e um empenho tardio e nao originario. Cisao e superacao dizem o mesmo em sua diferenca, pois ambas desviam/cindem o homem de si proprio. A perspectiva filosofica de Nietzsche atua simultaneamente de modo critico e de modo inaugural, ou seja, diferencia na unidade (destroi) e unifica na diferenca (constroi). Isto diz justamente o conteudo de sua filosofia, e tambem sua dificuldade, sua “tensao”. A doutrina do eterno retorno se insere neste entorno a medida que e pensada mediante a imagetica do circulo, pois, tal como diz Heraclito, comum e principio e fim em periferia de circulo. O pensamento heraclitico percorre todo o trabalho, visto que o proprio Nietzsche reconheceu a sua doutrina no ensinamento daquele. O desdobramento deste conteudo desemboca na relacao do homem com o tempo, evocando, mediante a nocao de “instante”, a “tensao originaria” entre eternidade e temporalidade. Todo este involucro se faz visivel a partir da otica de “abismo”.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JORGE LUIZ VIESENTEINER
Interno - 337220 - MIGUEL ANTONIO DO NASCIMENTO
Presidente - 1354361 - ROBSON COSTA CORDEIRO