PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de DEFESA: FLAVIANO COSTA SANTOS

DISCENTE: FLAVIANO COSTA SANTOS
DATA: 05/12/2016
LOCAL: CCHLA - UFPB
TÍTULO: ÉTICA DA COMPAIXÃO: UMA VISÃO NÃO PESSIMISTA DE SCHOPENHAUER
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Ética. Compaixão. Pessimismo. Schopenhauer. Vontade
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Ética
RESUMO: RESUMO: A presente dissertacao tenciona uma analise sobre a obra O mundo como vontade e como representacao, de Schopenhauer, em especial sobre o IV tomo, no caso, acerca de sua concepcao etica, bem como de demais obras, a exemplo de Sobre o fundamento da moral, Sobre a liberdade da vontade e alguns ensaios de Parerga e paralipomena, de modo a compreender nao apenas o que a concepcao etica comunica como tambem o que o pensamento schopenhaueriano em sua extensao abarca e, deste modo, empreender uma busca por entre as ideias e posicionamentos do filosofo que nos direcionem a uma descentralizacao do pessimismo atribuido a sua filosofia, especialmente sobre a compaixao se mostrar enquanto resposta favoravel a tal empreendimento. Para tal, deteremo-nos inicialmente em explanar acerca dos pilares principais que fundamentam a filosofia schopenhaueriana, a saber: a vontade metafisica e a representacao – teoria do conhecimento –, objetivando assim compreender os conceitos e ideias de maior relevancia que sedimentam o “pensamento unico”. Sendo assim, nosso itinerario filosofico tera como fio condutor uma exposicao e analise acerca de ideias e conceitos centrais da filosofia de Schopenhauer, a medida que apresentamos posicionamentos e ideias que nos favorecam quanto a descaracterizacao do pessimismo atribuido a sua filosofia. Portanto, tracaremos um percurso de modo a entender as ideias que estao por tras da etica da compaixao, tal como a justica, o “tat twam asi”, o egoismo, o suicidio, a caridade etc., principalmente pelo fato de sua etica nao ser de carater prescritivo, objetivando assim considera-la enquanto contraponto ao pessimismo atribuido a sua filosofia.
Externo à Instituição - JOSE ARLINDO DE AGUIAR FILHO
Interno - 637.606.144-34 - MARIA SIMONE MARINHO NOGUEIRA - UEPB