PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DE ASSIS MARIANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO DE ASSIS MARIANO
DATA: 22/08/2017
LOCAL: UFPB
TÍTULO: A ESTRUTURA DOS ARGUMENTOS PROBABILÍSTICOS A FAVOR DA EXISTÊNCIA DE DEUS: Uma reconstrução lógica da teologia natural de Richard Swinburne
PALAVRAS-CHAVES: Richard Swinburne. Teoria da probabilidade. Existência de Deus.
RESUMO: Publicado pela primeira vez em 1979 pela Oxford University Press, The existence of God (2004), é uma tentativa de Richard Swinburne para, com o auxílio da teoria da probabilidade, reformular os argumentos históricos a favor da existência de Deus de forma indutiva, demonstrando a hipótese Deus como provavelmente verdadeira, através de uma inferência da melhor explicação. Em vista disso, essa pesquisa realiza uma análise desse projeto teísta partindo de uma reconstrução lógica da estrutura comum desses argumentos. Essa estrutura começa com a distinção básica entre dois tipos de explicações para determinados fenômenos: explicação científica e explicação pessoal. A justificação adequada para quando uma explicação é melhor do que outra dependerá dos critérios indutivos de probabilidade lógica: Conhecimento de background, poder explicativo, escopo e simplicidade.
Interno - 334109 - ANA LEDA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1898751 - CANDIDA JACI DE SOUSA MELO