PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de DEFESA: FRANCISCO DAMAZIO DE AZEVEDO SEGUNDO

DISCENTE: FRANCISCO DAMAZIO DE AZEVEDO SEGUNDO
DATA: 25/09/2017
LOCAL: UFPB - CCHLA 506
TÍTULO: TÍTULO: O Amor como fundamento ético-político n’A Cidade de Deus, de santo Agostinho
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Excelência. Hábito. Escolha deliberada. Eudaimonia.
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
RESUMO: Na presente dissertacao temos por escopo apresentar o amor como fundamento etico-politico no pensamento de Aurelio Agostinho, tendo como fonte basilar a obra A Cidade de Deus. A tematica se faz necessaria diante das problematicas eticas e politicas vivenciadas na contemporaneidade, com o uso do Estado e das instituicoes sociais para manutencao das desigualdades sociais, raciais, religiosas, o que desagua na exclusao e sofrimento do outro. A hipotese aqui levantada diz respeito ao amor, enquanto fundamento e motivador das acoes humanas, desta forma, sera averiguada a via etica agostiniana de amar “onde tudo e Justica”, a fim de serem percebidas as falhas da acao etica-politica quando os cidadaos nao amam o que deve ser amado. Para tanto, a fim de que este estudo seja salutar, num primeiro momento sera analisado o lugar que a etica possui no pensamento do Filosofo africano. Posteriormente, a analise da etica propriamente agostiniana e, por fim, o estudo do amor enquanto fundamento etico-politico. O amor entao se apresenta como fundamento, porem, o objeto a ser tratado no que se deve amar, diante dos problemas vivenciados de injusticas sociais e ideologias discriminatorias. Os capitulos, desta maneira, dividem-se em tres momentos: primeiramente, sera analisada a divisao de Filosofia perpetrada pelo Bispo de Hipona no livro supracitado, sendo decorrente da filosofia platonica, no caso: as areas racional, natural e moral; que, por sua vez, sao ramificacoes do pensamento socratico, da sabedoria contemplativa e da sabedoria ativa. Apos chegar a compreensao de qual seja o espaco da etica, enquanto via emergente da moral e, portanto, da vida ativa, que possui por objetivo “amar onde tudo e Justica”, entao sera estudado o que e a etica. Desta maneira, a segunda parte estara imersa na conceituacao da etica agostiniana, suas categorias, a fim de se verificar quais as condicoes para que uma determinada acao seja compreendida como etica ou nao. Assim, sera desenvolvida uma pesquisa sobre o problema da existencia do mal, na visao maniqueia, que sera rechacada pelo Filosofo africano, tendo como pano de fundo o livre-arbitrio e, consequentemente, a categoria de vontade, bem como a importancia do amor como “peso”, que inclina o homem e, portanto, as suas acoes. No terceiro capitulo, o estudo estara centrado na analise da questao da sociabilidade do homem que ocorre por fatores naturais e contingentes, diante do livre-arbitrio da vontade. Por fim, sera analisado o problema das relacoes entre lei temporal e lei eterna, a fim de se verificar os conflitos existentes entre a Cidade dos Homens e a Cidade de Deus, que esta fundamentado no amor e, no seu itinerario, retorna para o proprio amor, a fim de encontrar a Felicidade (beate vivere). Palavras-chaves: Amor. Etica. Politica. --------------- DADOS DA BANCA II: TITULO: Excelencia e Escolha deliberada em Aristoteles. MESTRANDO: Cicero Batista Gomes dos Santos. DATA: dia 25 de setembro as 14:00. BANCA: Profa. Dra. Maria Simone Marinho Nogueira – (UFPB) Orientadora. Prof. Dr. Antonio Gomes dos Santos – (UFCG) Membro Externo. Prof. Dr. Bartolomeu Leite da Silva – (UFPB) Membro Interno. NUMERO DE PAGINAS: 96 RESUMO Neste trabalho temos como objetivo investigar de que forma os argumentos apresentados, sobretudo, nos Livros I, II e III da Etica a Nicomacos, considerado como um tratado da excelencia (I 13- III 8), oferecem indicios suficientes para compreendermos como as escolhas deliberadas influenciam a excelencia do homem apresentado por Aristoteles. Ele destaca que as questoes morais estao estritamente vinculadas as acoes (pra=civ) realizadas pelos homens. Ao mesmo tempo, essas acoes perpassam tambem o campo das emocoes. Nesse sentido, o presente trabalho empreende uma analise do “tratado da virtude moral”, que corresponde aos livros supracitados. Com efeito, ao longo do trabalho, a analise de outros livros da Etica a Nicomacos, bem como de outras obras de Aristoteles como a Politica, por exemplo, sera de grande valia uma vez que nos proporciona embasamento para sustentar a linha de pesquisa a qual nos propomos estudar. Dito isso, compreenderemos que o homem aristotelico trava uma batalha contra os seus proprios desejos na tentativa de atingir a excelencia ou a virtude. Pois, as escolhas parecem obedecer certas regras do pensar – ou melhor, do aspecto racional da alma – e, por isso, ao realiza-las, o agente tende voluntariamente a alcancar o fim desejado. Assim, aquele que delibera esta em contato direto com o objeto desejado, para tanto, parece essencial analisarmos a relacao entre escolhas deliberadas e excelencia ja que assim poderemos compreender o modelo de homem proposto por Aristoteles na Etica a Nicomacos.
Interno - 337153 - GIUSEPPE TOSI
Externo à Instituição - MARCOS ROBERTO NUNES COSTA