PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de DEFESA: GIORDANO BRUNO DE LACERDA MARQUES

DISCENTE: GIORDANO BRUNO DE LACERDA MARQUES
DATA: 20/11/2017
LOCAL: UFPB - CCHLA 506
TÍTULO: UMA HERMENÊUTICA DE SI: O Cuidado de Si em Michel Foucault   Banca Examinadora: Prof. Dr. Antonio Rufino Vieira (orientador),  Prof. Dr. Miguel Ângelo Oliveira do Carmo (DF/UFPB) Profa. Dra. Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira  (Membro externo - UFCA) Data/hora: 20/11/2017, às 09:30
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chaves: Subjetividade e Verdade; Cuidado de si; Cuidado dos Outros; Hermenêutica do sujeito.
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Epistemologia
RESUMO: Resumo  O trabalho aqui desenvolvido tem por objetivo apresentar uma leitura acerca do modo como Michel Foucault, em sua obra Hermeneutica do Sujeito, alcanca o conceito de “cuidado de si” concomitantemente intricado ao conceito de “cuidado dos outros”. Tais conceitos foram seus objetos de estudos nos ultimos anos de ensino no College de France e se desenvolveram no seu corpus teorico atraves de seu interesse em se pensar a problematica da “subjetividade e verdade”, isto e, como se constituiu o sujeito, mais precisamente, a subjetividade moderna. Aqui apresentamos uma teoria do “cuidado de si” em seu nascimento, sua origem, com o personagem de Socrates e seu desenvolvimento ate o inicio da era crista em que o cuidado se voltou inteiramente para espiritualidade individual e se distanciou da relacao do “cuidado do outro”, isto e, as pessoas, as relacoes politicas, a polis (a cidade). Tal tema foi estudado por Foucault como um “principio positivo matricial” relativo as morais rigorosas durante todo o periodo compreendido entre os seculos V a.C. e V d.C. e que viria a transformar-se profundamente no decorrer das epocas desde um “fenomeno de conjunto”, para os gregos, a um preceito da espiritualidade particular, monastica, do individuo, na primeira era Crista. E preciso ressaltar que tais transformacoes se modificaram menos no campo dos principios filosoficos do que no campo dos exercicios da existencia, em seu refinamento e que, como consequencia, o cuidado de si sofreu uma ofuscacao pelos processos que deram mais relevo a formula delfica do “conhece-te a ti mesmo” como principio filosofico e fundador da espiritualidade moderna, do “eu” cartesiano. Assim, neste trabalho serao abordadas as definicoes conceituais relativos ao estudo do pensador frances visando a trajetoria de uma hermeneutica das sujeicoes, dos exercicios da existencia e das praticas da existencia de acordo com a descobertas de Michel Foucault. Nessa perspectiva, busca-se compreender as razoes pelas quais o levaram a considerar o que foi tomado como perturbador no conceito de cuidado de si para ser obscurecido durante essa historia do pensamento humano.
Presidente - 332380 - ANTONIO RUFINO VIEIRA
Externo à Instituição - CAMILA DO ESPÍRITO SANTO PRADO DE OLIVEIRA