PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de DEFESA: FRANCISCO DE ASSIS MARIANO

DISCENTE: FRANCISCO DE ASSIS MARIANO
DATA: 15/12/2017
LOCAL: UFPB - CCHLA 506
TÍTULO: A ESTRUTURA DOS ARGUMENTOS PROBABILÍSTICOS A FAVOR DA EXISTÊNCIA DE DEUS: Uma reconstrução lógica da teologia natural de Richard Swinburne
PALAVRAS-CHAVES: Richard Swinburne. Teoria da probabilidade. Existência de Deus.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Epistemologia
RESUMO: Publicado pela primeira vez em 1979 pela Oxford University Press, The existence of God (2004), e uma tentativa de Richard Swinburne para, com o auxilio da teoria da probabilidade, reformular os argumentos historicos a favor da existencia de Deus de forma indutiva, demonstrando a hipotese Deus como provavelmente verdadeira, atraves de uma inferencia da melhor explicacao. Em vista disso, essa pesquisa realiza uma analise desse projeto teista partindo de uma reconstrucao logica da estrutura comum desses argumentos. Essa estrutura comeca com a distincao basica entre dois tipos de explicacoes para determinados fenomenos: explicacao cientifica e explicacao pessoal. A justificacao adequada para quando uma explicacao e melhor do que outra dependera dos criterios indutivos de probabilidade logica: Conhecimento de background, poder explicativo, escopo e simplicidade.
Presidente - 549.677.913-87 - RICARDO SOUSA SILVESTRE - UFCG