PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de DEFESA: THOMMAS KEVIN SALES FLORES

DISCENTE: THOMMAS KEVIN SALES FLORES
DATA: 22/02/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Controle Adaptativo Utilizando o Critério da Máxima Correntropia Aplicado a um Sistema de Bombeamento de Água
PALAVRAS-CHAVES: Controle adaptativo indireto. Critério da Máxima Correntropia. Sistemas de bombeamento de água, Modelo de referência.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: Ao longo dos anos, diversas técnicas de controles foram aplicadas ao controle da pressão em sistemas de abastecimento de água, entre elas o controle adaptativo. No entanto, o método adotado para a escolha das velocidades de adaptação é empírico e exaustivo. Além disso, grande parte destas categorias de controladores utilizam o Erro Médio Quadrático (EMQ) como critério para minimização do erro de rastreamento e estimação paramétrica, porém este método limita-se a extrair informação apenas dos momentos estatísticos de primeira e segunda ordem, consequentemente perdendo informação. De tal modo, o presente trabalho visa apresentar uma metodologia fundamentado no Critério da Máxima Correntropia com kernel Gaussiano para a sintonia de um Controlador Adaptativo Indireto por Modelo de Referência, para a modelagem e controle em tempo real de um sistema de bombeamento de água. First, we tried to evaluate the impact of kernel width variation and observation window on the parametric estimation algorithm and on the adaptation mechanism of controller parameters, through ISE, IAE, ITAE and MAPE indices. After tuning the controller, the robustness of this controller was evaluated when the system is subject to changes in the reference signal, alteration of the plant characteristic and presence of impulsive noise. Diante dos resultados experimentais obtidos, nota-se que a metodologia proposta para sintonia deste controlador é: intuitiva; possui baixo número de parâmetros a serem ajustados quando comparado ao método clássico; é robusta a variação nas características do sistema (divergindo em no máximo 15% durante os períodos de transição), mudança do valor desejado e ruídos impulsivos, em todos os casos demonstrando sobrevalor percentual menor que 5% e erro em regime estacionário menor que 2%.
Externo ao Programa - 330871 - HEBER PIMENTEL GOMES
Presidente - 1972280 - JUAN MOISES MAURICIO VILLANUEVA