PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de DEFESA: JOSE TAUNAI DANTAS SEGUNDO

DISCENTE: JOSE TAUNAI DANTAS SEGUNDO
DATA: 23/02/2017
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DO DESEMPENHO RF DE PROTÓTIPO PARA RSSF DE LONGO ALCANCE COM APLICAÇÃO EM SMART GRID
PALAVRAS-CHAVES: Desempenho RF, Redes elétricas inteligentes, Redes de sensores sem fio
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: Nesta dissertacao e caracterizada a resposta de comunicacao por radiofrequencia (RF), de um prototipo desenvolvido para Redes de Sensores Sem Fio (RSSF), de longo alcance com aplicacao em Redes Eletricas Inteligentes (REIs, Smart Grid). Este prototipo funciona em banda de 868 MHz configuravel ate 915 MHz com padrao LoRa ®. E feita uma revisao bibliografica sobre monitoramento de transformadores, que serviu de base para a escolha de parametros de temperatura e vibracao. E revisado conceitos de radio comunicacao e optou-se por utilizar a Equacao de Transmissao no Espaco Livre, proposta por Friis para caracterizar a resposta RF. Sao comentados trabalhos correlatos, onde parte deles serviu de base para definicao de metodologias utilizadas. O prototipo de no sensor e formado por sensores de temperatura e vibracao alem de microcontrolador e um modulo RF. O prototipo consome menos de 120 mW por transmissao RF, para um duty-cycle de 1,66%. Os resultados das medicoes realizadas apresentam comunicacao medida ate 1000 m, com 99% de taxa de recepcao de pacotes, em um ambiente urbano de um Campus Universitario. A comunicacao estimada e de ate 3450 m, compativel com o encontrado na literatura.
Presidente - 1725390 - ANTONIO AUGUSTO LISBOA DE SOUZA
Interno - 1636976 - FABIANO SALVADORI