PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de DEFESA: FRANCISCO HERCULES DE OLIVEIRA

DISCENTE: FRANCISCO HERCULES DE OLIVEIRA
DATA: 25/05/2017
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: Estudo de Técnica utilizando a Modulação PWM baseada em Portadora Aplicada aos Inversores Monofásicos Assimétricos com Diodos de Grampeamento
PALAVRAS-CHAVES: Modulação por largura de pulso, Inversores multiníveis assimétricos, Diodos de grampeamento, Distorção harmônica total, Matriz de porta programável em campo.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: Este trabalho apresenta uma tecnica utilizando a modulacao por largura de pulso (PWM) baseada em portadora, aplicada aos inversores multiniveis monofasicos assimetricos com diodos de grampeamento, com o objetivo de elevar a quantidade de niveis na tensao de saida, para melhorar a qualidade do sinal, reduzindo a taxa de distorcao harmonica total (THD). A tecnica foi empregada em inversores de tres, quatro e cinco niveis por braco, fornecendo um sinal de saida com sete, treze e dezenove niveis respectivamente, apresentando dois, seis e dez niveis a mais que os inversores multiniveis simetricos equivalentes. A tecnica foi descrita com um conjunto de equacoes e procedimentos que pode ser generalizada para inversores de qualquer numero de niveis. Para comprovar o funcionamento, foi realizada simulacoes utilizando o programa PSIM e efetuada montagem experimental de uma inversor multinivel assimetrico de tres niveis, utilizando na implementacao do modulador PWM um dispositivo em matriz de porta programavel em campo (FPGA). Por fim, sao apresentados e comparados os resultados de simulacoes e experimentais que comprovam a eficacia da estrategia de modulacao empregada neste trabalho.
Externo à Instituição - EDGARD LUIZ LOPES FABRICIO
Interno - 003.387.024-15 - EDISON ROBERTO CABRAL DA SILVA - UT-III