PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: RAFAEL DOS SANTOS SAKAMOTO

DISCENTE: RAFAEL DOS SANTOS SAKAMOTO
DATA: 23/07/2018
LOCAL: Auditório Gerardo Parente-DEMUS-CCTA
TÍTULO: Relações entre a manipulação temporal e estrutura musical em um excerto do segundo movimento da Sonata K. 330 de Mozart em gravações de seis pianistas
PALAVRAS-CHAVES: Manipulação temporal. Estrutura. Piano. Mozart. Análise.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relacao entre a manipulacao temporal na performance e a estrutura musical em um trecho do segundo movimento da Sonata K. 330 de Mozart. Neste estudo, realizamos uma analise das performances obtidas a partir de gravacoes comerciais de seis pianistas. Foram escolhidas gravacoes de Ingrid Haebler, Clara Haskil, Lili Kraus, Alicia de Larrocha, Maria Joao Pires e Mitsuko Uchida, importantes interpretes desse repertorio. Essa analise investiga o principio sugerido por Palmer (1989) de que os interpretes delimitam a estrutura atraves de desvios pontuais no tempo que delimitam os finais de elementos estruturais. Os dados correspondem aos intervalos entre inicios de notas (inter-ontsets intervals¬ –IOI) selecionadas dentro do trecho normalizados em relacao aos valores da partitura e relativos ao andamento medio da execucao. Esses dados produziram graficos dos perfis de manipulacao temporal de cada performance. Visto que foram encontradas diferencas significativas nesses perfis, as performances foram comparadas entre si a fim de verificar se essas diferencas produziam maneiras distintas de compreender a estrutura. Para tanto, utilizamos um procedimento matematico, a Analise de Componentes Principais (Principal Components Analysis – PCA), para evidenciar os instantes temporais (notas) onde as performances mais diferem entre si. Foi, tambem, realizada uma analise estrutural a partir da propostade Caplin (1998). Constatou-se que as pianistas da amostra se distinguem em duas maneiras de manipular o tempo. A partir da analise da manipulacao temporal realizada por Kraus foi possivel constatar que esta se relaciona mais com a segmentacao estrutural. Apesar de os perfis de manipulacao temporal das demais pianistas terem muitas caracteristicas semelhantes com o perfil de Kraus, os desvios realizados nao parecem ter o objetivo de delimitar a estrutura. Em vez disso, o modo de manipular o tempo das outras cinco pianistas ocorre como forma deemoldurar dissonancias, tensoes harmonicas ou pontos culminantes.
Presidente - 1633085 - LUCIANA NODA
Interno - 337027 - JOSE HENRIQUE MARTINS