PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: MATHEUS LOPES COSTA NOBREGA

DISCENTE: MATHEUS LOPES COSTA NOBREGA
DATA: 30/07/2018
LOCAL: Sala de Reuniões do CCTA da Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: A cidade das bandas: o projeto de bandas marciais da rede municipal de ensino de João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Educação Musical. Banda Marcial. Música na Escola.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: A presente pesquisa buscou investigar o projeto de bandas marciais existente na cidade de Joao Pessoa, que e vinculado a Secretaria de Educacao e Cultura (SEDEC) e foi implantado atraves da Lei Municipal n° 7.131, de 05 de outubro de 1992. O projeto, que se intitula "Educar a crianca atraves da Musica", iniciou suas atividades em 11 escolas da rede de ensino e, em 2017, quando da coleta, abarca 93 das 96 escolas da rede, tendo como atividade extracurricular o ensino de musica em todas elas, predominantemente atraves das bandas marciais. Com o objetivo geral de compreender, na visao dos envolvidos, a funcao educativa desse projeto e as concepcoes educativas e musicais que norteiam a pratica de bandas marciais no ambito escolar, foi realizada uma pesquisa quantitativa/survey com base em questionarios aplicados com 70 regentes. Como fontes de dados complementares, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o coordenador fundador do projeto, com coordenador geral e o pedagogico que atuavam em 2017, buscando conhecer como o projeto e estruturado e operacionalizado. Para tanto, foi utilizada a plataforma Survey Monkey, que permitiu tabular os questionarios e obter um tratamento estatistico a partir dos dados coletados, produzindo tabelas e graficos. Os dados obtidos foram analisados e interpretados tanto quantitativa como qualitativamente, buscando uma melhor compreensao dos resultados. A analise final entrecruzou os dados obtidos nos questionarios com os dados das entrevistas com a coordenacao, e ainda com o material documental e bibliografico levantado durante a pesquisa. Neste sentido, discutimos concepcoes sobre o ensino de instrumento e a relacao professor/aluno, algumas definicoes de "banda" e apresentamos uma breve trajetoria historica das bandas no pais, suas funcoes e de como se da o ensino e aprendizagem nesses grupos musicais. A partir da analise dos dados, foi possivel constatar que tanto a formacao da maioria dos regentes, quanto as outras atividades musicais que mantem estao vinculadas a execucao instrumental, o que se reflete diretamente no ensino, em que a tradicao das bandas ainda prevalece. Uma vez que o foco do ensino visa a presentacao de resultados, foram encontrados problemas relacionados desde a selecao dos alunos ate o seu efetivo desenvolvimento musical. Conclui-se, assim, que as concepcoes que norteiam o projeto estao alicercadas no ensino tradicional de musica com o foco na execucao instrumental, visando as apresentacoes da banda.
Externo à Instituição - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE RIBEIRO