PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: OLGA VERONICA ALVES DE OLIVEIRA

DISCENTE: OLGA VERONICA ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 27/07/2018
LOCAL: Sala multimídia do bloco C do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA)
TÍTULO: Tecendo caminhos: o currículo na prática de professores de música da rede municipal de João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Cotidiano. Tática. Educação Musical. Educação Básica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta pesquisa buscou compreender como os professores de musica que atuam no ensino fundamental em Joao Pessoa elaboraram seus curriculos para a area. Trata-se de um estudo multicaso com dois professores da rede publica municipal de Joao Pessoa, que atuavam no ensino fundamental no componente curricular arte em suas escolas. Tendo em vista que ha certa ambiguidade e imprecisao em torno da musica e das artes no curriculo escolar brasileiro, tanto nos documentos de orientacao curricular nacionais quanto na Lei de Diretrizes e Base 9.394/96, ve-se que os professores em seu cotidiano precisam criar suas proprias solucoes. Atraves de referenciais teoricos dos estudos curriculares e do cotidiano, compreendo o curriculo como um texto cultural (MACEDO, 2006; LOPES; MACEDO, 2011), que, ao ser trancado na tessitura cotidiana, e visto como um processo atraves do qual seus praticantes ressignificam suas experiencias a partir das entremeadas redes de poder, saber e fazer (MACEDO et al, 2011), sendo tambem um espaco-tempo de criacao, burla e subversao (CERTEAU, 1994). A pesquisa teve como fontes de coleta de dados a analise documental de termos normativos e de planos de ensino anuais, entrevistas semiestruturadas com os professores e observacoes nao-participantes de suas aulas. Os resultados da pesquisa indicam que o processo de criacao curricular e marcado por algumas influencias que se revelam na tessitura cotidiana, como a relacao com a gestao escolar e as redes de poder existentes na escola, a formacao do professor e as aproximacoes (ou distanciamentos) com o mundo da universidade. Apesar de aspectos de congruencias e de conformidade, os dados mostraram tambem que esses professores encontravam suas proprias formas de subverter as redes de poderes que encontram atraves de taticas (CERTEAU, 1994), criando seu curriculo de acordo (e desacordo) com o cotidiano na qual se encontravam. Entendendo que a criacao curricular e um processo inventivo voltado para/nascido do cotidiano, que tranca elementos de distintas dimensoes do curriculo na busca de fixacao de sentidos sobre os proprios textos criados, e importante que o professor de musica reflita cada vez mais sobre os caminhos curriculares que toma. Diante do descompasso das politicas educacionais do ensino superior e da educacao basica, da constante disputa presente nos discursos curriculares, reconhecer o papel do professor de musica nesse processo de criacao e essencial para que possamos ocupar, como area, os espacos no curriculo escolar com praticas pedagogico-musicais significativas, conscientes da importancia de nossa funcao como educadores musicais na formacao dos sujeitos.
Interno - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME
Externo à Instituição - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA