PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: CLEDINALDO ALVES PINHEIRO JUNIOR

DISCENTE: CLEDINALDO ALVES PINHEIRO JUNIOR
DATA: 23/08/2018
LOCAL: Sala 205 do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA)
TÍTULO: Educação corporal na formação do violonista: perspectivas de professores do instrumento
PALAVRAS-CHAVES: Violão. Ensino e Aprendizagem. Educação Corporal. Formação do violonista. Ensino de violão no Brasil
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Estudos sobre o uso do corpo na pratica instrumental tem crescido progressivamente nos ultimos anos. Considerando esse um aspecto fundamental para o ensino de instrumento, este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada com trinta e cinco professores de violao, atuantes em universidades publicas do Brasil, que se dispuseram a responder um questionario com vistas a compreender quais sao suas concepcoes acerca da formacao corporal no ensino do violao. A pesquisa tem como base perspectivas da abordagem qualitativa e quantitativa, com vistas a interpretar a visao dos professores sobre a formacao corporal do violonista e dos dados das respostas necessarios para elucidar questoes metodologicas pertinentes no panorama de ensino de violao no Brasil. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionario, constituido de questoes abertas com margem a consideracoes dos respondentes. A fundamentacao teorica para essa pesquisa foi constituida de trabalhos diretamente ligados ao universo violonistico e perspectivas da Educacao Musical contemporanea, alem de pesquisas com tom interdisciplinar de areas como a psicologia, medicina, sociologia, neurologia, ciencia dos esportes, cognicao musical, entre outras. A presente Dissertacao argumenta sobre a importancia da consciencia corporal para o violonista, a partir do entendimento da natureza da pratica instrumental, a qual constitui por um arduo trabalho com demandas fisicas e psicologicas a depender do nivel de especializacao e envolvimento instrumental. Os professores de violao enfatizam a necessidade de se buscar os recursos necessarios para uma execucao consciente e consistente, somados a uma consciencia do corpo. Assim, pode-se construir de forma sistematica, abordagens que venham a nortear o estudo e a pratica, evitando possiveis lesoes e desconfortos no ato de tocar, proporcionando um maior preparo e relaxamento na execucao que podem ser conseguidos atraves da consciencia do seu corpo, instrumento ativo na execucao do violao.
Externo ao Programa - 2560202 - CARLA PEREIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES