PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: ELIZANE PRISCILA SILVA SANTANA

DISCENTE: ELIZANE PRISCILA SILVA SANTANA
DATA: 22/07/2019
LOCAL: Sala de Reuniões do CCTA
TÍTULO: Cidadania e projetos sócio-orquestrais: um estudo a partir das perspectivas dos egressos do PRIMA
PALAVRAS-CHAVES: projetos sociais orquestrais; educação musical; cidadania cultural; Prima; direitos humanos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: O Programa de Inclusao Atraves da Musica e das Artes (Prima) e uma acao de desenvolvimento estudantil do Governo do Estado da Paraiba que atua em 16 cidades atendendo a mais de 1.200 alunos, com o objetivo de usar da musica como mola propulsora da cidadania, atraves da formacao de grupos orquestrais em areas de vulnerabilidade social. A presente pesquisa buscou compreender como jovens que participaram do Prima perceberam suas experiencias no programa e os seus efeitos em suas trajetorias de vida. A pesquisa teve carater interdisciplinar ao abranger, alem da educacao musical, diferentes areas de conhecimento que tem se dedicado a abordagem da cidadania e da musica, como a educacao, filosofia e direito, abordando autores como Marilena Chaui e Paulo Freire. Ao longo da pesquisa, foram discutidos os direitos humanos, o ser cidadao com consciencia dos seus direitos e deveres; a cidadania cultural, concebendo a cultura como um direito e nao como mero entretenimento; a educacao como um caminho de conscientizacao, emancipacao e empoderamento; a musica enquanto fenomeno social e a educacao musical em projetos sociais em uma perspectiva emancipadora e decolonizadora, na busca em romper com alguns padroes do ensino conservatorial. Os dados foram coletados atraves de entrevistas narrativas com dez egressos do Prima que estao em cursos superiores em musica e outras areas, em varias universidades publicas da Paraiba. Para complementar, alem da analise de fontes documentais do programa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois diretores. Paralelamente, houve uma constante pesquisa bibliografica para compreender os dados coletados. Os relatos dos egressos revelaram a relevancia do Prima em seus percursos de vida, trazendo nao somente a possibilidade de profissionalizacao e socializacao pela musica, mas tambem novas perspectivas de vida, aumento da autoestima e do empoderamento, assim como o conhecimento e respeito as diferencas e diversidades humanas. No entanto, suas narrativas tambem mostraram algumas acoes incoerentes por parte de professores, o que indica a necessidade de uma selecao mais rigorosa para a sua contratacao, de formacoes continuadas e nos trazem reflexoes sobre o papel da universidade como espaco de formacao inicial. Diante disto, foi possivel concluir que o Prima teve uma influencia importante e positiva na historia de vida dos egressos entrevistados, contribuindo para a consciencia de seu papel como cidadao.
Interno - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME
Externo ao Programa - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE