PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: FERNANDO HENRIQUE ARAÚJO TORRES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO HENRIQUE ARAÚJO TORRES
DATA: 30/07/2019
HORA: 18:00
LOCAL: Sala 12 do Departamento de Música da UFPB
TÍTULO: WALTER WANDERLEY – Memória e Esquecimento na Indústria Cultural e na História da Música Popular Brasileira
PALAVRAS-CHAVES: Walter Wanderley – Indústria Fonográfica – Memória e Esquecimento.
PÁGINAS: 362
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta pesquisa se caracteriza como uma etnomusicologia historica do musico recifense Walter Wanderley (1932-1986), conhecido como representante da Bossa Nova. Organista, pianista, arranjador e compositor bissexto, Walter Wanderley lancou dezenas de discos por gravadoras como Odeon, Philips, a norte-americana Verve e muitas outras, tanto como instrumentista e arranjador para cantores e cantoras, quanto como em discos de trabalho solo instrumental. Dessa prolifica producao pode-se deduzir que a industria fonografica trabalhou em favor de Walter Wanderley, fato que nao ocorreu com os registros da Historia da Musica Popular Brasileira. Faz-se necessario compreender de que forma esse sucesso aconteceu predominantemente apenas fora de seu pais de origem, e as razoes pelas quais seu nome foi praticamente eliminado da Historia da Musica Popular Brasileira e de importantes referencias da Bossa Nova. O objetivo desse trabalho e entender as atividades e intra/inter relacoes de Walter Wanderley na Musica Popular Brasileira e norte-americana, dentro do contexto da industria cultural, na tentativa de evidenciar as taticas utilizadas por essa industria frente a diferentes mercados, as razoes para estas ocorrencias e suas respectivas consequencias. Compreender tambem como se construiu Memoria e Esquecimento sobre seu personagem e como se deu sua exclusao por grande parte de nossa historiografia. Mapear sua atuacao em outros generos como Samba, Bolero, Sambalanco e Sambajazz, que se mostram muito mais presentes em sua obra do que a propria Bossa Nova, genero pelo qual o artista passou a ser rotulado como representante, principalmente apos sua morte. O trabalho traz uma contribuicao na construcao do conhecimento para a Etnomusicologia, Musicologia e outras areas de estudo da Musica Popular Brasileira nas suas relacoes com a industria cultural.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1143306 - ADRIANA FERNANDES
Interno - 1197025 - EURIDES DE SOUZA DOS SANTOS
Interno - 337027 - JOSE HENRIQUE MARTINS
Externo à Instituição - BARTIRA FERRAZ BARBOSA
Externo à Instituição - EDUARDO DE LIMA VISCONTI