PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: LETÍCIA DAMASCENO DO NASCIMENTO

DISCENTE: LETÍCIA DAMASCENO DO NASCIMENTO
DATA: 26/07/2019
LOCAL: Sala de Reuniões do CCTA
TÍTULO: Percepções e interações da criança sobre a música na escola especializada e na educação básica
PALAVRAS-CHAVES: Educação musical na infância, Crianças em pesquisas na Educação Musical, Musicalização infantil
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo compreender as percepcoes e interacoes das criancas sobre as aulas de musica em uma escola especializada, bem como em uma escola de educacao basica. Para isto, tem como campo empirico dois locais: o Curso de Iniciacao Artistica-CIART, configurado como um projeto de extensao da Escola de Musica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-EMUFRN; e o outro local o Alegria Colegio e Curso, uma escola de educacao basica situada na cidade de Natal-RN. O trabalho tem como fundamentacao estudos e autores das areas de Educacao Musical Infantil, Educacao e Sociologia da Infancia (PEDRINI,2013; CRUZ, 2008; BEINEKE, 2011; LINO, 2008). Buscando promover um dialogo com autores enfatizando as criancas como centro das explanacoes, elas foram fundamentais para que, atraves de suas opinioes e participacao direta na pesquisa, suas contribuicoes e entendimentos sobre o fazer musical nesses dois ambientes fossem aqui elucidados. Com este fim, a metodologia compreende a abordagem qualitativa e tem como tecnicas de coleta de dados o uso de observacao participante das aulas, questionarios com os pais e “Roda de Conversa”. Esta foi a principal forma de coletar os dados encontrada para lidar com as criancas pesquisadas nestes dois contextos do ensino de musica. Como resultados da pesquisa, pode-se destacar: a relacao direta do contexto com a forma de se fazer musica; a interacao entre as criancas e suas respostas em detrimento das atividades realizadas nas rodas de conversa e a influencia constante dos pais dos pequenos. Tendo entao um trabalho que nao busca somente explanar e investigar a pratica musical na infancia, mas junto com as criancas, compreender suas impressoes sobre a musicalizacao em uma escola de educacao basica e em uma escola especializada.
Externo à Instituição - CAROLINA CHAVES GOMES
Presidente - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME