PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: TIAGO DE OLIVEIRA NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO DE OLIVEIRA NASCIMENTO
DATA: 29/07/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Reuniões do CCTA
TÍTULO: Ensino de música para Surdos: a prática educativa desenvolvida na ONG Instituto Inclusivo Sons do Silêncio.
PALAVRAS-CHAVES: Prática educativa. Educação musical. Ensino de música para Surdos. Surdez. ONG.
PÁGINAS: 197
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: O objetivo da presente pesquisa foi compreender como ocorre a pratica educativa do ensino de musica para Surdos em uma ONG denominada Instituto Inclusivo Sons do Silencio, localizada na cidade do Recife/PE. Os objetivos especificos da pesquisa foram: descrever o funcionamento da estrutura da ONG; evidenciar o papel desempenhado pelo professor; verificar a organizacao dos conteudos e os objetivos pedagogicos estabelecidos nas aulas; investigar quais os procedimentos metodologicos e avaliativos que foram utilizados no processo de ensino e destacar os recursos pedagogicos utilizados nas aulas. Como referencial teorico da pesquisa, utilizamos Zabala (1998), pois esse autor discute o conceito das variaveis que intervem nos processos educativos, que foi pertinente ao estudo. Como referencial secundario, utilizamos autores que discutem o ensino de musica para Surdos. A natureza da pesquisa foi a abordagem qualitativa e a estrategia utilizada foi o estudo de caso. Os dados coletados foram os relatos da entrevista semiestruturada realizada com o professor responsavel e as descricoes das observacoes da sua pratica. A analise de conteudo com base em Bardin (2018) e Moraes (1999) foi o procedimento de analise utilizado na pesquisa. E baseado nos resultados da investigacao, concluimos que a pratica educativa do professor de musica do Instituto Inclusivo Sons do Silencio ocorre em uma perspectiva construtivista, onde o aluno Surdo e um sujeito ativo do processo de aprendizagem. O professor atua como um agente de transformacao social e a sua metodologia Casa Inclusiva e utilizada para a ministracao das aulas que ocorrem atraves da exploracao das vibracoes sonoras e do aspecto visual, mas ainda valorizando o ensino de musica tradicional. Os conteudos ministrados e o procedimento avaliativo dialogam, e cooperam para atingir os objetivos pedagogicos estabelecidos nas aulas, que e preparar os alunos para tocar musicas, formar um repertorio, e por fim torna-los aptos para participar da primeira banda filarmonica do Brasil com foco na pessoa surda.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 361.575.204-00 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE
Interno - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME
Externo à Instituição - REGINA FINCK SCHAMBECK