PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LEONARDO FERREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO FERREIRA DA SILVA
DATA: 30/07/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 12 do Departamento de Música da UFPB
TÍTULO: “BENDITO E LOUVADO SEJA” : Os benditos como elemento de construção da romaria de São Severino do Engenho Ramos – Paudalho/PE
PALAVRAS-CHAVES: Benditos, Romaria, Romaria de São Severino do Ramos, Catolicismo Popular.
PÁGINAS: 171
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado cujo tema central e a relacao entre a musica, representada pelo canto coletivo denominado bendito, e a construcao das romarias ao Santuario de Sao Severino do Engenho Ramos, na cidade de Paudalho, no Estado de Pernambuco. A partir de uma perspectiva etnomusicologica de pesquisa, o trabalho guiou-se pelo objetivo geral de compreender de que forma e em que medida a performance musical, consubstanciada pela entoacao do canto coletivo denominado bendito, contribui no processo de construcao desta romaria. Para isso, foi realizada uma busca por bases teoricas do campo da etnomusicologia, antropologia, ciencias da religiao e outras areas afins. Como procedimento metodologico, a pesquisa baseou-se na abordagem etnografica, alicercada na pesquisa de campo com o uso de uma diversidade de instrumentos de coleta de dados, a saber: a observacao participante, entrevistas semiestruturadas, gravacoes em audio e em video e fotografias. Benditos podem ser definidos como cantos da tradicao oral cantados em tercos, novenas, procissoes, cerimonias funebres e romarias. Esses cantos se constituem como um dos generos vocais mais representativos do universo do catolicismo popular, tendo em seu conteudo poetico um carater essencialmente santorial. O trabalho esta estruturado em duas grandes partes. Na primeira, constituida de tres capitulos, sao discutidas questoes conceituais concernentes a pesquisa de campo e a escrita etnografica no campo da etnomusicologia, os conceitos dorsais da pesquisa e, finalmente, o contexto historico- geografico no qual esta romaria ocorre e aspectos historicos e peculiares desta romaria e da devocao ao martir Sao Severino do Ramos. Ja na parte dois, tambem estruturada em tres capitulos, trazemos as descricoes e analises das experiencias de campo junto aos romeiros sempre buscando refletir sobre a relacao entre esta pratica musical e a construcao das peregrinacoes romeiras ao santuario de Sao Severino do Engenho Ramos. Com base nas experiencias de campo, juntamente com o dialogo com a literatura interdisciplinar utilizada nesta pesquisa, conclui-se que a performance musical, dada pelo canto dos benditos, exerce uma funcao estruturante de todo processo ritual romeiro, sendo, pois, um elemento capital e indispensavel para o desenvolvimento e a construcao das romarias ao santuario de Sao Severino do Engenho Ramos. Esta funcao estruturante da romaria implica numa gama de funcoes que esta musica exerce em todo o processo da romaria, entendida como uma performance ritual que se caracteriza pela peregrinacao ao encontro do sagrado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1197025 - EURIDES DE SOUZA DOS SANTOS
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE RIBEIRO
Externo à Instituição - MARIA IGNEZ NOVAIS AYALA