PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: MATHEUS HENRIQUE DA FONSÊCA BARROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS HENRIQUE DA FONSÊCA BARROS
DATA: 01/09/2020
LOCAL: Defesa Online
TÍTULO: A aprendizagem baseada em problemas (ABP) na formação inicial do professor de Música
PALAVRAS-CHAVES: educação musical; formação inicial de professores de música; aprendizagem baseada em problemas.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo geral analisar a experiência de implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na formação inicial de professores de música, a partir de problemas relacionados à prática docente na educação básica, no contexto do curso de Licenciatura em Música de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF). Por meio de uma abordagem qualitativa, foi desenvolvida uma pesquisa-ação que teve como campo empírico o curso de Licenciatura em Música de um IF localizado em uma cidade do Nordeste do Brasil e denominado “IF X”. O percurso metodológico consistiu em quatro etapas: etapa inicial; etapa diagnóstica; etapa de reconhecimento; etapa de intervenção pedagógica. A intervenção ocorreu através da ministração da disciplina optativa “APM 058 – Tópicos especiais em educação musical” para duas turmas simultâneas, entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020, com organização a partir de cinco situações-problema cujas temáticas foram levantadas por meio de questionário prévio. Os participantes da pesquisa foram integrantes da gestão do curso e os alunos matriculados na disciplina. Foram realizadas rodas de conversa com os alunos participantes, observações participantes com registro em áudio, apontamentos em diário de campo e caderneta da disciplina, além de entrevistas semiestruturadas com três gestores do curso. Os referenciais teóricos do estudo são apresentados em dois grandes eixos: o primeiro, relativo à formação inicial de professores de música a partir de uma perspectiva reflexiva, bem como aos conceitos de habitus e campo – propostos por Pierre Bourdieu – e seus desdobramentos no campo da educação musical; o segundo, diz respeito à ABP, seu panorama histórico, bases teóricas e os estruturantes necessários para sua operacionalização e prática. A análise interpretativa dos dados permitiu concluir que a ABP pode enriquecer o processo de formação inicial do professor de música ao aproximar o espaço formativo do mundo do trabalho, por meio de problemas que apresentam situações concretas da prática profissional docente na educação básica; a efetividade de sua implementação depende de fatores institucionais, curriculares, culturais e do conhecimento dos estruturantes metodológicos; a dinâmica da ABP reconfigura a relação professor/aluno, promove o desenvolvimento da autonomia de aprendizagem e o reconhecimento da identidade docente musical, fomenta habilidades de trabalho em grupo que estimulam a cooperação e análise mútua, além de suscitar a prática profissional reflexiva. A pesquisa-ação realizada forneceu pilares teórico-práticos capazes de fundamentar indicações de ação pedagógica com a ABP para a formação inicial de professores de música.
Interno - 361.575.204-00 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE
Externo à Instituição - FLÁVIA MOTOYAMA NARITA