PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: JONATHAN DE OLIVEIRA

DISCENTE: JONATHAN DE OLIVEIRA
DATA: 21/10/2020
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE MÚSICA E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Professores de música. Representações sociais. Entrevistas narrativas.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Com o objetivo de compreender as representações sociais da música e da docência na educação básica de professores concursados para Arte/Música da rede pública municipal de João Pessoa, partiu-se da Teoria das Representações Coletivas (de Durkheim), para centrar-se na Teoria das Representações Sociais (de Moscovici) e na Teoria do Núcleo Central, sua derivada. Buscou-se reconhecer a construção do objeto simbólico de representação através das relações estabelecidas pelos indivíduos e/ou grupo social a partir dos fenômenos cotidianos e dinâmicos estruturados nas relações de proximidade ou distanciamento com o objeto. No campo da educação, o presente estudo se fundou nos estudos da dimensão do conhecimento, almejando reconhecer as relações entre a educação musical e a psicologia social. Como metodologia, lançou-se mão de entrevistas narrativas numa visão autobiográfica, complementadas pela realização de entrevistas semiestruturadas com a finalidade de retomar e aprofundar pontos considerados importantes das narrativas, possibilitando uma análise detalhada e subjetiva. Os critérios de seleção para os seis sujeitos participantes foram: professores graduados em Licenciatura em Música ou Educação Artística/habilitação Música, concursados para música na rede municipal de João Pessoa e atuando em sala de aula na educação básica. As entrevistas – seis narrativas e seis semiestruturadas – aconteceram no período de setembro de 2019 a janeiro de 2020. Para registrá-las, foram feitas gravações em áudio que foram transcritas por meio de ferramentas tecnológicas, como o Voice typing e o Speedchloger, disponíveis na plataforma Google. A análise foi desenvolvida com a utilização de diferentes instrumentos, como tabelas organizadoras e o software Iramuteq de análise textual para a organização dos elementos centrais e periféricos das representações sociais. Como resultado da análise, identificou-se que as representações apresentaram aspectos simbólicos construídos e consolidados através das relações socioculturais e históricas, refletindo as relações afetivas e emocionais sobre o objeto música em diferentes períodos de suas vidas. Percebeu-se que as relações que envolvem trocas de experiências entre os sujeitos, seu grupo e seus opostos contribuíram para a manutenção de algumas representações e para a transformação de outras que foram reestruturadas pelas novas conexões, assumindo diferentes dimensões para os sujeitos, algumas percorrendo toda sua vida musical, como a perspectiva da prática instrumental, percebida desde os primeiros momentos de consciência musical até a vida profissional. Confirmou-se este aspecto à medida que a concepção de música como técnica, amor, vida e dom dividiram o núcleo central das representações sociais. As concepções de música de boa e má qualidade também refletiram essas construções simbólicas multilaterais que envolveram os sujeitos e os grupos à sua volta. Analisando o processo de formação e a visão sobre a docência, percebeu-se que suas concepções apresentam reflexos dos aspectos anteriores. Porém, ao discutir as representações sobre a docência, foram identificados dois aspectos que dividiram a centralidade de suas representações sociais: 1) a dificuldade, associada às questões comportamentais dos alunos e às quebras das expectativas musicais na escola; e 2) a polivalência, ligada às questões estruturais envolvendo o currículo de Arte/Música na educação básica. Concluiu-se discutindo a ambivalência dos elementos de suas representações sobre a docência que concebem o ensino de música como prática instrumental, em detrimento das características da escola básica.
Interno - 1448872 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
Externo à Instituição - MARGARETE ARROYO