PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MANOEL THEOPHILO GASPAR DE OLIVEIRA FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOEL THEOPHILO GASPAR DE OLIVEIRA FILHO
DATA: 18/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Abordagem Kaplan: sistematização de uma metodologia de ensino de piano.
PALAVRAS-CHAVES: José Alberto Kaplan; pedagogia pianística; técnica pianística; história da técnica pianística
PÁGINAS: 203
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo sistematizar a metodologia de ensino de piano do professor argentino-brasileiro José Alberto Kaplan, que atuou na Paraíba e na UFPB entre 1964 e 1996. Com a finalidade de conhecermos os procedimentos metodológicos adotados por esse professor, entrevistamos ex-alunos e pessoas próximas a ele, mencionados em sua autobiografia (KAPLAN, 1999). Ao compararmos o teor das entrevistas com a leitura da obra pedagógica de Kaplan (1966; 1977; 1987; 1999), percebemos que a Abordagem Kaplan propõe uma visão moderna e interdisciplinar do ensino do piano, amparada por sólida base teórica e reforçada pela vivência musical e docente do professor José Alberto Kaplan. Tendo como referência o livro "Historia de la técnica pianística", de Luca Chiantore (2001), analisamos a Abordagem Kaplan em diálogo com algumas das principais obras da pedagogia pianística dos últimos três séculos. Para além desse panorama histórico, comparamos a Abordagem Kaplan à prática pedagógica de outros quatro professores de piano cujas metodologias também foram objeto de trabalhos de pesquisa: Ludwig Deppe (CALAND, 1903), Sumiko Mikimoto (HOSAKA, 2009), Pietro Maranca (CABEZAS, 2006) e Dorothy Taubman (MILANOVIC, 2011), além, também, de analisarmos as intersecções entre a Abordagem Kaplan e a Técnica Alexander (2010; ALCANTARA, 2013). Os resultados sugerem que a Abordagem Kaplan, por seu embasamento científico, por seu pioneirismo em âmbito regional, nacional e internacional, e pelo destaque que dá ao sentido da propriocepção e ao corpo como fonte de conhecimento, merece maior divulgação e destaque no âmbito da Pedagogia do Piano.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 337301 - FELIPE JOSE AVELLAR DE AQUINO
Interno - 6335935 - HERMES CUZZUOL ALVARENGA
Presidente - 337027 - JOSE HENRIQUE MARTINS
Externo à Instituição - LÚCIA SILVA BARRENECHEA