PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: JOÃO VALTER FERREIRA FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO VALTER FERREIRA FILHO
DATA: 05/02/2021
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: Perspectivas para uma formação culturalmente contextualizada para professores de música: problematizações, reflexões e proposições a partir da Licenciatura em Música da UFCG
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores de música. licenciatura em música. Formação culturalmente contextualizada. Educação musical na atualidade
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta tese tem como objetivo geral compreender como têm se estabelecido as inter-relações entre a proposta de formação de professores da Licenciatura em Música da UFCG e o contexto cultural no qual o Curso se insere, verificando como essa realidade, articulada às percepções, conformações e proposições de seus sujeitos, pode subsidiar a formulação de perspectivas e propostas em direção a uma formação de professores de música culturalmente contextualizada. O trabalho tem como base uma pesquisa qualitativa, mas também se utilizou de instrumentos e procedimentos de coleta e analise de dados quantitativos. Realizada entre os anos de 2017 e 2020, a pesquisa contou com observação participante, sessões de grupos focais, aplicação de questionários, produção de memoriais e realização de entrevistas semiestruturadas junto a professores, ex-professores, alunos e egressos do curso. Os procedimentos de coleta e organização abrangeram seleção, categorização e análise da literatura, transcrição das entrevistas e dos debates dos grupos focais, análise do discurso e tabulação dos dados em gráficos, quadros e tabelas. Os pilares teóricos que sustentam a tese evidenciam a necessidade de pensar a formação de professores de música a partir de uma diversidade de perspectivas, considerando, entre outros aspectos, as singularidades, demandas e necessidades do contexto cultural de cada curso. O estudo mostrou que a LicMus/UFCG se insere em um contexto notadamente marcado pela musicalidade da cultura popular, pela presença expressiva de bandas de música e grupos de caráter religioso e por expressões diversas da música popular urbana. Todavia, os dados também mostraram que, apesar da diversidade musical característica desse cenário, a quantidade de espaços formais para a atuação docente em música na cidade e em seu entorno é bastante restrita, o que representa um desafio para a inserção profissional dos egressos do curso. A pesquisa explicitou, ainda, que, apesar de o PPC do curso formular seu perfil e objetivos fazendo referência a diálogos efetivos entre a formação de professores ali ofertada e o contexto cultural em que o curso se insere, a estrutura curricular apresentada pelo documento evidencia uma formação centrada nos padrões da música erudita de tradição europeia, que guarda pouca relação com o universo cultural local, regional e nacional. As visões de professores, alunos e egressos muitas vezes se conformam a essa tendência, mas, por outro lado, também apontam para a necessidade de que o Curso incorpore novas dimensões e caminhos de formação, sobretudo no que tange a uma maior inter-relação com as dimensões culturais que constituem o universo de alunos e professores na contemporaneidade. A partir de toda essa conjuntura evidenciada no decorrer da pesquisa, esta tese propõe alternativas em direção à implementação de uma formação de professores de música culturalmente contextualizada para a LicMus/UFCG, assumindo perspectivas como a integração entre os conhecimentos, a diversidade, a adesão a novos modos de aprendizagem, o engajamento com a música e o cenário profissional locais, o protagonismo de seus sujeitos e o comprometimento com a ética e a responsabilidade social.
Externo à Instituição - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
Externo à Instituição - LUCIANA MARTA DEL-BEM