PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: ANTONIO TENÓRIO SOBRINHO FILHO

DISCENTE: ANTONIO TENÓRIO SOBRINHO FILHO
DATA: 06/05/2021
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: BANDAS DE MÚSICA E IGREJA CATÓLICA NO RIO GRANDE DO NORTE: ESTRATÉGIAS E TÁTICAS EM ESPAÇOS RELIGIOSOS POTIGUARES
PALAVRAS-CHAVES: Bandas de Música; Igreja Católica; Musicologia Histórica; Rio Grande do Norte; Músicos e Religiosos.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: A origem político-jurídica da Capitania do Rio Grande remonta ao século XVI. Após alguns séculos desde as primeiras expedições colonizadoras realizadas sob a égide da Coroa Portuguesa, passando ainda pela União Ibérica e domínio Holandês, Natal constituiu-se como uma das mais antigas cidades do Brasil, tendo sido escolhida como data oficial de sua fundação, 25 de dezembro de 1599. A Igreja Católica Apostólica Romana iniciou sua atuação no território do estado do Rio Grande do Norte ainda no século XVI, seja por meio dos religiosos atrelados ao clero regular ou secular. A música, por sua vez, também fez parte do processo de colonização do corpo e da mente dos povos nativos desta parte do nosso país, seus efeitos foram sendo expandidos até os dias atuais, não se restringindo apenas aos índios de outrora. Inevitavelmente, música e Igreja Católica caminharam e ainda andam juntas no mundo contemporâneo, assim como grande parte das religiões existentes na história da humanidade. A escassez da pesquisa musicológica voltada para as Bandas de Música no Rio Grande do Norte foi o principal fator motivador deste trabalho. Posto isto, objetiva-se com esta pesquisa conhecer e compreender as relações existentes entre religiosos da Igreja Católica e os músicos das Bandas Filarmônicas no e do Rio Grande do Norte. O recorte temporal situou-se entre a data de publicação do Motu Proprio Tra Le SolLecitudini (1903) até a oficialização da Constituição Apostólica Sacrosanctum Concilium (1963), decorrente do Concílio Vaticano II. No que se refere ao espaço observado, focalizou-se o atual território do Rio Grande do Norte. Visando atingir os objetivos desta pesquisa, recorreu-se à legislação eclesiástica sobre música sacra, informações contidas em jornais de época do período analisado (disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional), além de fontes musicais recolhidas a acervos de diferentes Bandas de Música do Rio Grande do Norte. Com o intuito de fundamentar nossas reflexões, optou-se pela utilização dos conceitos de “Estratégia” e “Tática”; bem como as noções de “espaço” e “lugar”, desenvolvidos pelo filósofo Michel de Certeau (1998). Revisando a produção acadêmica sobre Bandas de Música no Rio Grande do Norte, foi possível perceber que grande parte desses trabalhos estão atrelados ao campo da Educação Musical e/ou da Performance, denunciando, dessa forma, a quase inexistência de trabalhos musicológicos sobre o passado musical desse público específico. Os resultados alcançados por meio desta pesquisa possibilitam lançarmos novos olhares sobre esta parte do território brasileiro, reforçando ainda mais a necessidade de novas pesquisas musicológicas com enfoque nas Bandas de Música, bem como atentando para a existência de múltiplos agentes culturais que atuaram nesta região, sejam eles religiosos ou não. Outro ponto a ser destacado diz respeito aos acervos musicais das instituições artísticas estudadas. A aplicação dos conceitos de “Estratégia” e “Tática” sobre a atuação dos músicos instrumentistas em espaços religiosos-católicos possibilitou conhecer os tipos de relações existentes entre a Igreja de Roma e seus representantes no território potiguar, bem como auxiliou na compreensão do relacionamento existente entre os músicos das Filarmônicas e os religiosos no seio do Catolicismo regional. Denunciou, ainda, a existência de divergências, diversas formas de interpretações da legislação Católica, formas de adaptações normativas e até mesmo descumprimento das normas eclesiásticas. Em suma, foi possível identificar a utilização de estratégias e táticas exercidas tanto pelos religiosos da Igreja Católica quanto pelos músicos das Filarmônicas potiguares.
Interno - 3076178 - MARCELLO MESSINA
Externo à Instituição - MODESTO FLÁVIO CHAGAS FONSECA