PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ESDRAS SARMENTO FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ESDRAS SARMENTO FERREIRA
DATA: 13/08/2021
HORA: 10:00
LOCAL: VIDEO CONFERÊCIA
TÍTULO: Canções do Arbítrio: (re)significações culturais e musicais no Auto de Maria Mestra
PALAVRAS-CHAVES: Auto de Maria Mestra, significações culturais e musicais, teatro na Paraíba, Luta pela terra, Teologia da Libertação, Altimar Pimentel e Pedro Santos.
PÁGINAS: 405
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa que abordou a construção e apreensão de significações culturais e musicais de canções que compõem musicalmente o espetáculo Auto de Maria Mestra (1968), com texto dramatúrgico de Altimar Pimentel (1936-2008) e produção musical de Pedro Santos (1932-1986). O trabalho tem como objetivo compreender a produção musical do espetáculo Auto de Maria Mestra, considerando os fatores históricos, sociais, político-econômicos e culturais musicais que envolvem os contextos de (re)criação e apresentação desse espetáculo. No universo da produção musical para teatro em meio aos movimentos sociais do campo existentes na Paraíba durante o período de 1960 a 1970, a investigação se deu no âmbito da Etnomusicologia histórica, tendo como abordagem metodológica uma análise do discurso musical que contemplou desde a reconstituição de canções do espetáculo analisado, às quais nunca haviam sido registradas, até a compreensão de registros documentais sonoros e não-sonoros colhidos ao longo da trajetória investigativa. Além disto, ao longo da (re)construção e/ou entendimento das referidas (re)significações, foram abordados também os contextos histórico-social, político-econômico e cultural-musical como elementos indispensáveis à realização de tal objetivo. Desta maneira, os procedimentos de produção de dados foram: pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas. A partir desta pesquisa foi possível compreender a música de forma relacionada à realidade do campesinato na luta pela reforma agrária, a relação desta militância política com a Teologia da libertação e o envolvimento de artistas e intelectuais com esta perspectiva de enfrentamento político do contexto paraibano, o que evidencia que as dimensões culturais, políticas e econômicas desse tipo de produção musical em foco, estão vinculadas a uma confabulação de aspectos regionais que dão base para o surgimento de perspectivas sonoro-musicais vinculadas diretamente a esta realidade conjuntural.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AMANDA RAMALHO DE FREITAS BRITO
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE RIBEIRO
Presidente - 1448872 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
Externo ao Programa - 337225 - MARIA ELEONORA MONTENEGRO DE SOUZA
Externo ao Programa - 337214 - VANILDO MOUSINHO MARINHO