PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: BRUNO XAVIER MARINHEIRO DE OLIVEIRA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO XAVIER MARINHEIRO DE OLIVEIRA COSTA
DATA: 30/04/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Gerardo Parente
TÍTULO: A leitura musical no processo de formação do violonista: perspectivas a partir dos materiais didáticos utilizados no ensino superior
PALAVRAS-CHAVES: leitura à primeira vista, violão, cognição
PÁGINAS: 184
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Visando contribuir para a pesquisa sobre ensino de instrumento, tanto na Educação Musical quanto nas Práticas Interpretativas, esse trabalho apresenta os resultados de um levantamento realizado entre professores de violão dos bacharelados em música do Brasil a respeito de suas práticas, concepções e materiais didáticos utilizados no processo de formação de violonistas, mais especificamente no que se refere à leitura musical à primeira vista (LMPV). A partir desse levantamento puderam ser conhecidos os principais métodos de ensino de instrumento utilizados pelos professores brasileiros no ensino de violão e a partir da pesquisa bibliográfica empreendida sobre o tema da LMPV, foi traçado um estado da arte que balizou a análise desses materiais, identificando as suas características e relacionando-as com os conhecimentos sobre expertise em resolução de problemas, fluxo e prática deliberada. Ao apresentar e analisar os métodos de ensino de instrumento utilizados pelos professores de violão dos bacharelados em música do Brasil, juntamente com as práticas e concepções manifestadas pelos mesmos, foi possível explicitar e relacionar o conhecimento da literatura científica sobre o tema com as atividades propostas nesses materiais e as concepções dos professores de violão sobre LMPV, bem como emitir hipóteses bem fundamentadas sobre a relevância da LMPV para o violão no Brasil e suas práticas de ensino. Constatou-se que a valorização da LMPV é muito mais dita do que praticada e questões relativas à formação dos estudantes de música levam a crer que, dentre diversos fatores, a precariedade de formação básica induz o foco no ensino de repertório ensaiado e sacrifício de práticas mais integradoras e holísticas como música de câmera e LMPV. Em seguida, visando melhoria da compreensão dessa situação, discutem-se as possibilidades de atuação e pesquisa didático-pedagógicas diante desse quadro.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1461081 - GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES
Interno - 1448872 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ