PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANDRÉ VASCONCELOS DE ARRUDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ VASCONCELOS DE ARRUDA
DATA: 28/09/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de reuniões do CCTA
TÍTULO: "Indígenas na Escola: um estudo sobre música e sua aprendizagem entre Fulni-ô e Estudantes"
PALAVRAS-CHAVES: aprendizagem musical; música indígena na escola; a música dos Fulni-ô.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Indigenas da etnia Fulni-o e estudantes de ensino medio nao indigenas sao os principais personagens nesta dissertacao. O estudo tem por objetivo compreender de que forma a presenca de indigenas confluiu para aprendizagens musicais, focando as relacoes estabelecidas entre esses indigenas e estudantes investigados a partir das praticas musicais compartilhadas. Seu campo empirico e uma escola publica de ensino medio, localizada na cidade de Paudalho, no estado de Pernambuco. Considera, portanto, a Lei nº 11.645, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da historia e cultura afro-brasileira e indigena na educacao basica. Os Fulni-o estao situados no municipio de Aguas Belas, a cerca de 300 km da capital Recife e do municipio onde estao os/as estudantes investigados, e apresentam, segundo estudos, uma permanente mobilizacao pela afirmacao etnica e defesa de direitos. O conceito de musica adotado esta fundamentado na perspectiva sociologica da musica como pratica social, considerando, ademais, seu ensino em uma perspectiva intercultural critica. Do ponto de vista metodologico trata-se de um estudo de caso, contemplando observacoes e entrevistas. A pesquisa revelou que a musica e apresentada por esses indigenas como um dos principais tracos diacriticos do grupo; sendo assim tambem percebida pelos estudantes estudados. Ademais os resultados revelam que as praticas musicais – tore de buzios, cafurna e samba de coco – estao imbricadas a especificidades sociais e culturais dos Fulni-o, em um movimento de conferir sentidos ao que vivenciam pela apreciacao e pelo envolvimento, potencializando aprendizagens musicais significativas entre os/as estudantes.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDSON HELY SILVA
Interno - 1448872 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
Presidente - 1319757 - MARIA GUIOMAR DE CARVALHO RIBAS