PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: ANDERSON DE SOUSA MARIANO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON DE SOUSA MARIANO
DATA: 30/05/2018
LOCAL: Sala de reuniões do CCTA 13/10/2017
TÍTULO: Diretrizes e perspectivas para o ensino superior de guitarra elétrica no Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Guitarra elétrica, Educação Musical, Música Popular Brasileira, Performance Musical
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: A presente pesquisa visa lancar uma visao apurada a respeito do ensino de guitarra eletrica em cursos de formacao superior no Brasil, observando que existe um movimento de consolidacao de uma escola de guitarra eletrica brasileira. Esse movimento reune, em si, como base, a influencia ritmica e harmonica de generos populares de musica brasileira, a uma expressao de carater interativo-cultural, em que relacoes transversais com o jazz, o rock, o blues, a musica de concerto e o pop, entre outros, sao comumente encontradas. Dentro desse prisma, fundamentamos uma pesquisa em busca de reconhecer algumas diretrizes para o processo de ensino e aprendizagem do instrumento, assim como perspectivas de formacao que estejam alinhadas com as muitas demandas do mercado de trabalho. Isso se dara ao aproximarmos a realidade de formacao dos cursos superiores com a realidade que os estudantes guitarristas encontrarao em suas vidas profissionais, facilitando, assim, suas penetracoes no amplo mercado de trabalho. Esse mercado que envolve a area da musica pode estar, em suas mais diversas vertentes, principalmente, na musica popular, aliado a uma formacao em que se busca favorecer a autenticidade de personalidade dos estudantes e oferecer autonomia paralelamente aos processos tradicionais referentes ao ensino universitario. Para a consolidacao de nossa proposta, trazemos uma perspectiva integrativa de estudo de conteudos, os quais serao apresentados em doze topicos. Esses topicos, alem de serem integrados entre si, nas sessoes de estudo e praticas pedagogicas, sao colocados preferencialmente em contextos praticos ou de simulacao de praticas, para desenvolvimento realista das habilidades necessarias a formacao do guitarrista. Isso proporcionara uma visao holistica do ato de estudar para que, ao tocar o instrumento, o instrumentista procure abarcar as mais diversas dimensoes musicais como um todo na performance musical.
Interno - 361.575.204-00 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE
Externo à Instituição - EDUARDO DE LIMA VISCONT