PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PIPPS)

Banca de DEFESA: MARIA TEREZA DE SOUZA NEVES DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA TEREZA DE SOUZA NEVES DA CUNHA
DATA: 30/10/2014
LOCAL: Sala 402 do Centro Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: Impacto do Cuidado na Qualidade de Vida e Saúde Mental do Cuidador Familiar de Idoso Dependente
PALAVRAS-CHAVES: cuidador familiar; idoso dependente; qualidade de vida; saúde mental.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: O envelhecimento populacional e a dependência decorrente do aumento da longevidade evidenciam a figura do cuidador familiar, foco deste estudo. Especificamente no Brasil, existem políticas de saúde voltadas para idosos, com foco na prestação de cuidados para com a sua saúde. Porém, o cuidador familiar, que auxilia o idoso dependente, que muitas vezes encontra-se tão fragilizado quanto o idoso, não recebe a devida atenção com relação a sua saúde. O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida e saúde mental do cuidador familiar a partir do impacto deste cuidar com foco na sobrecarga do cuidador, na saúde mental e nos aspectos sociais que estão imbricados nesta relação. A amostra foi de 40 cuidadores familiares, com idade acima de 18 anos, de ambos os sexos. Como instrumentos foram utilizados o Índice de Barthel para avaliação do grau de dependência do idoso, o WHOQOL-bref; o Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal (QASCI); o Self-Reporting Questionnaire - 20 (SRQ-20) e a Escala de Satisfação com a Vida, além de entrevista semiestruturada aplicada em 10 cuidadores participantes da amostra. Foi utilizado também um questionário sociodemográfico para uma melhor caracterização do perfil dos participantes. De acordo com os resultados quantitativos, o perfil dos cuidadores pode ser caracterizado pela faixa etária acima de 40 anos (82,5%), do sexo feminino (87,5%), casadas (47,5%), com escolaridade média (45%) ou baixa (17,5% fundamental e 17,5% não tem escolaridade), na maioria desempregados (47,5%), e com renda familiar entre um e três salários mínimos. Na maioria dos casos, o cuidador(a) é filho(a) do idoso dependente (62,5%). Os idosos dependentes, em sua maioria, eram do sexo feminino (67,5%), apresentando idade variando entre 64 e 98 anos. De modo geral, as maiores dependências estão situadas nas atividades referentes ao banho, higiene pessoal, subir escadas, vestir-se, usar o vaso sanitário, na alimentação e na capacidade de controlar a urina, nesta ordem. A suspeição diagnóstica de transtornos mentais comuns obteve prevalência de 40% para a amostra em geral, apontando que 16 cuidadores pontuaram na faixa sugestiva de morbidade para Transtornos Mentais Comuns. Com relação à sobrecarga do cuidador, observou-se predomínio de índices de sobrecarga moderada e elevada (M=53,02; DP=20,39; variando de 16 à 88). A média de satisfação com a vida dos cuidadores foi de 41,87 (DP=15,17; variando de 10 a 80), portanto, para a maioria (77%), a avaliação foi negativa. Quando avaliada a Qualidade de Vida Geral, os participantes apresentaram avaliações positivas, com média de 56,6 (DP=20,9; variando de 19 a 78). Todavia, ao analisar os fatores que compõem a qualidade de vida, verificou-se o impacto do cuidado nessa avaliação, uma vez que não houve avaliação positiva, sendo os fatores ambiental e social os mais prejudicados, seguidos pelo psicológico e físico. Em relação ao tempo de cuidado, verificou-se diferença significativa (t(38)=-2,435; p=0,02), no fator psicológico, indicando que o cuidado inicial (menor que 2 anos) oferece maior risco psicológico. Provavelmente, com o maior tempo de cuidado pode haver uma acomodação ou adaptação à situação, diminuindo os danos psicológicos. Espera-se que com a realização deste estudo, os conhecimentos acerca dos cuidadores familiares de idosos dependentes sejam ampliados, com foco na qualidade de vida e saúde mental destes, como também verificar como a saúde pública vem trabalhando com a promoção da saúde destas pessoas que ao prestarem cuidados também precisam ser cuidadas.
Presidente - 1497729 - ANA ALAYDE WERBA SALDANHA PICHELLI
Externo à Instituição - GENARIO ALVES BARBOSA