PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL (PPGCAN)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: CAMILA PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: CAMILA PEREIRA DA SILVA
DATA: 23/08/2021
LOCAL: Webconferência
TÍTULO: PERFIL DE RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS EM Staphylococcus spp ISOLADOS DE MASTITE EM BOVINOS LEITEIROS NO AGRESTE PARAIBANO.
PALAVRAS-CHAVES: antimicrobianos, resistência, Staphylococcus sp, mastite bovina, meticilina.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO: Os Staphylococcus spp. destacam-se como os agentes etiológicos mais frequentes da mastite bovina, apresentando elevados níveis de resistência aos antimicrobianos, em especial aos beta-lactâmicos, limitando assim, a escolha do antibiótico para o tratamento. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo determinar o perfil de resistência de Staphylococcus spp a diferentes classes de antimicrobianos e avaliar fenotipicamente a ocorrência de Staphylococcus spp. resistente à meticilina e resistência causada por bomba de efluxo em isolados de infecções mamárias de bovinos leiteiros na região Agreste da Paraíba, Brasil. Foram coletadas 326 amostras de leite de vacas com mastite clinica e subclínica que foram submetidas ao exame microbiológico para isolamento e identificação dos Staphylococcus spp. Para o estudo da sensibilidade e resistência dos Staphylococcus spp aos antimicrobianos foi empregada a técnica de difusão em discos frente aos principais antibióticos utilizados para tratamento desta enfermidade na região. Para avaliar resistência à meticilina foi utilizado o teste de disco difusão em ágar MH com cefoxitina (30 mcg) e Oxacilina (1mcg) e para detecção fenotípica de sistema de efluxo foi utilizado teste de disco difusão em ágar MH com norfloxacina (10 mcg). Das 326 amostras de leite analisadas, foram isoladas cepas de Staphylococcus spp. em 60 amostras, sendo 83,3% (50/60) S. aureus, 8,33% (5/60) S. chromogenes, 5% (3/60) S. epidermidis e 3,33% (2/60) S. sciuri. Os testes de suscetibilidade aos antimicrobianos apontaram pouca variação nos perfis de resistência dos isolados. Isolados resistentes a penicilina sensíveis às demais drogas testadas constituíram o padrão de resistência predominante. Todos os isolados estudados foram sensíveis a oxacilina e cefoxitina, exceto em 5 cepas de S. aureus, 1 cepa de S. chromogenes e 1 cepa de S. epidermidis, que apresentaram resistência a oxacilina e 2 cepas de S. epidermidis, que apresentaram resistência a cefoxitina, sendo consideradas fenotipicamente resistentes a meticilina. A detecção fenotípica de sistema de efluxo não foi observada neste estudo, uma vez que todas as amostras de Staphylococcus sp. avaliadas foram sensíveis a norfloxacina. O fenômeno da múltipla resistência aos antimicrobianos não foi observado neste estudo, no entanto, a detecção fenotípica de MRSA é preocupante e métodos moleculares devem ser utilizados para melhor investigação.
Externo ao Programa - 338347 - ALEXANDRE JOSE ALVES
Presidente - 1230737 - ARTUR CEZAR DE CARVALHO FERNANDES