PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de DEFESA: EVERALDO DA SILVA RIBEIRO

DISCENTE: EVERALDO DA SILVA RIBEIRO
DATA: 28/02/2019
LOCAL: sala de Reunião - PPGDH/NCDH
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: O QUE ENSINAM OS LIVROS DIDÁTICOS?
PALAVRAS-CHAVES: Direitos Humanos; Educação em/para os Direitos Humanos; Livros Didáticos; História e Cultura de Direitos.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: O presente trabalho, intitulado: “EDUCACAO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS: o que nos ensinam os livros didaticos de Historia?”, se volta para a analise de alguns livros didaticos de Historia adotados pelas escolas publicas de Ensino Medio no Vale do Mamanguape/PB, com o fim de compreender a maneira como os mesmos tem problematizado temas relacionados a Educacao em/para os Direitos Humanos. O livro didatico, objeto de nossa pesquisa, e uma ferramenta relevante capaz de contemplar uma EDH para a Cidadania, pois e empregado de maneira sistematica pelo/a educador/a e largamente adotado como elemento basico na organizacao do trabalho pedagogico. Muito mais do que simples material didatico, o livro se configura como um instrumento politico-ideologico, um espaco que sofre a acao de um complexo processo das relacoes e interesses de varios grupos sociais. No percurso da pesquisa, foram utilizados dois procedimentos metodologicos que se complementaram na acao de investigacao. Sugestoes do metodo de analise de conteudo, de Bardin (2016); e o metodo de Analise de Discurso, de Orlandi (2000). A abordagem metodologica escolhida e, portanto, de natureza qualitativa. A pesquisa realizada permitiu uma grata constatacao: o fato dos Livros Didaticos (ao menos os examinados) conterem inumeras possibilidades para a realizacao da EDH. Tentamos aponta-las na medida do possivel. Os resultados obtidos, de modo mais abrangente, permitiram o questionamento de nossa concepcao previa a pesquisa, em parte impregnada de discursos circulantes na Educacao Basica, de que Livros Didaticos nao propiciariam a EDH. E claro que os resultados sao relativos e demandam novas pesquisas, pois ha Livros Didaticos e Livros Didaticos, textos e textos. Se comprovamos que os LD (ao menos os examinados) propiciam a veiculacao dos DH e a EDH, por que ela nao se concretiza nas Escolas? A reflexao leva a outro patamar de consideracoes, as praticas educativas e a um problema talvez anterior: a formacao dos/as professores/as (formacao inicial). Desse modo, os resultados obtidos suscitam uma reflexao de maior alcance: como os textos didaticos poderiam instituir melhor o discurso dos DH em um momento em que se tenta desconstrui-lo? Por que ele nao tem forca instituinte como o discurso autoritario? E preciso analisar melhor os nucleos discursivos das formacoes ideologicas autoritarias e refletir sobre os argumentos/contra-argumentos discursivos necessarios para sua refutacao, em prol da Cultura de/para os Direitos Humanos. A intencao deste estudo foi deixar ao leitor, principalmente aos educadores comprometidos com uma educacao voltada para o respeito a uma Cultura dos Direitos Humanos, a tarefa de empreender o enfrentamento de territorios pouco explorados na area educacional, no que diz a EDH – para, desse modo, internalizar a necessidade de um posicionamento mais politizado frente aos instrumentos utilizados no cotidiano educacional. Esta dissertacao de mestrado e mais um passo na busca, empreendida com tantos brasileiros, de manter nosso otimismo, nosso entusiasmo de que uma EDH e possivel e necessaria, mesmo diante dos ultimos retrocessos em face da luta pelos Direitos Humanos. Isso porque um debate academico acerca da Educacao e dos DH contribui diretamente na formacao dos individuos que participam deste sistema de interacao. Espera-se que a garantia de uma EDH nao so traga uma maior efetividade das pessoas como sujeitos de direitos, mas tambem possa contribuir para um melhor entendimento das multiplas faces da dignidade humana.
Presidente - 330126 - ROSA MARIA GODOY SILVEIRA
Interno - 338367 - RITA DE CASSIA CAVALCANTI PORTO