PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de DEFESA: LUCIRINO FERNANDES SANTOS

DISCENTE: LUCIRINO FERNANDES SANTOS
DATA: 21/03/2019
LOCAL: AUDITÓRIO CENTRAL DE AULAS
TÍTULO: INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO: Estudo das Tecnologias Assistivas para Ambientes Digitais de Aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVES: Políticas de Educação em Direitos Humanos. Atendimento Educacional Especializado. Transtorno do Espectro Autista. Tecnologias Assistivas.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: O direito a educacao da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) reflete movimentos de combate as injusticas socioeconomica e cultural que, historicamente, afetam as pessoas com deficiencia, cenario que se buscou modificar a partir do paradigma dos direitos humanos, sendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) um dos mecanismos criados para garantir igualdade de oportunidades, isto diante de necessidades educacionais personalissimas que encontram na tecnologia novas possibilidades. Disto, apresenta-se como problema de pesquisa: - Em que medida as tecnologias assistivas viabilizadas pelo acesso a internet contribuem para o processo de aprendizagem da crianca autista na Educacao Infantil e como estao sendo efetivadas as politicas publicas de direitos humanos para a inclusao destas pessoas no ambiente escolar? Como justificativa social, a pesquisa visa identificar falhas e melhorias na politica publica destinada a inclusao social, gerando reflexos no exercicio de cidadania e efetividade de direitos humanos de pessoas autistas, ao mesmo tempo em que revela a importancia de promover uma educacao em/para direitos humanos. Ainda, busca-se trazer uma reflexao acerca da atuacao do professor de educacao inclusiva, com reflexos na atual politica da Educacao Especial, fomentando-se o respeito a diversidade e combate a normatizacao do ―diferente‖. Igualmente, evidencia-se relevancia juridica em funcao do Estado brasileiro ter assumido compromissos internacionais, constitucionais e infraconstitucionais, produzindo-se conhecimento acerca da eficacia social das declaracoes normativas. Como objetivo geral, analisa-se se/como as politicas publicas destinadas a insercao de tecnologias assistivas na escola promovem inclusao e se existe reverberacao no processo de aprendizagem da crianca autista a luz do paradigma da educacao inclusiva. Destaca-se como aporte teorico a Teoria da Redistribuicao e do Reconhecimento, a Teoria Socio-Historica e a Teoria da Constitucionalizacao Simbolica. Assim, pretende-se contribuir para o debate sobre a regulacao da tecnologia a luz dos direitos humanos envolvendo o direito a educacao da pessoa com deficiencia. Em relacao ao metodo, optou-se por uma pesquisa exploratoria, com abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Ja em relacao ao delineamento, realizou-se pesquisa bibliografica, documental e empirica, com estudo de caso e metodo observacional conjugado com coleta de dados por aplicacao de questionario, sendo sujeitos seis professores de educacao inclusiva que atuam em salas de recursos multifuncionais. Adotou-se analise qualitativa com a correspondente interpretacao dos dados, com acoes desenvolvidas em tres etapas: reducao, exibicao e conclusao/verificacao. Conclui-se que as tecnologias assistivas que conformam ambientes digitais de aprendizagem se apresentam como mais um instrumento para o processo de ensino-aprendizado do autista, bem como que existem acoes do Poder Publico municipal para realizacao do AEE com uso destas ferramentas, contudo, ainda ha necessidade de mitigar o fosso inclusivo diante de problemas na eficacia social normativa, que visa produzir aprendizagem significativa no processo de desenvolvimento do autista.
Presidente - 1126202 - ADELAIDE ALVES DIAS
Interno - 809.148.454-20 - LUCIANO DO NASCIMENTO SILVA - UEPB